Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa: esta tarte de massa filo com ricotta e tomate é de enlouquecer

23.04.20

É absolutamente irresistível. Adoro o aspeto, adoro as cores, adoro todos os ingredientes. Tenho de provar esta maravilha ainda hoje. Vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita que descobri no blog Olive and Mango para o jantar de hoje. Ao almoço, nunca temos tempo para grandes cozinhados, já que o teletrabalho, as máquinas de roupa e a lida da casa em geral só nos deixam meia hora para comer qualquer coisa a correr.

Mas hoje merecemos uma receita assim. Para fazer esta maravilha, o meu querido Marido Mistério vai precisar de ricotta, natas, sumo de limão, salsa, manjericão e cebolinho picados, e flor de sal e pimenta para a mistura de ricotta com ervas. Para a base, vai precisar de azeite extra virgem, alho picado, massa filo, pão ralado, tomate heirloom cortado fininho, flor de sal e pimenta, e ainda manjericão para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

2018_08_25_tomato_phyllo_herbed_ricotta_tart_2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Numa taça média, misture a ricotta, as natas, o sumo de limão, as ervas aromáticas, o sal e a pimenta, até obter um creme macio. Reserve.

Numa taça pequena, misture o azeite com o alho picado.

Pincele o azeite com o alho num tabuleiro grande e alto forrado com papel vegetal.

Disponha uma folha de massa filo no tabuleiro e tape as restantes com folhas de papel de cozinha húmidas. Pincele a folha de massa filo com o azeite e espalhe por cima uma colher de sopa de pão ralado. Repita o processo até terminar as folhas de massa filo, o azeite e o pão ralado.

Leve a base ao forno durante 20 a 25 minutos até ficar dourada e crocante. Esteja com atenção para não deixar queimar e rode o tabuleiro a meio do tempo. Retire e deixe arrefecer completamente.

Espalhe a mistura de ricotta e ervas por cima da base deixando uma margem à volta com cerca de 1 a 1,5 cm.

Disponha por cima as fatias de tomate heirloom e tempere com flor de sal e pimenta. Espalhe um fio de azeite por cima e decore com folhas de manjericão. Corte em quadrados e sirva logo.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: olive and mango