Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa: estes quadrados de chocolate com manteiga de amendoim e aveia salvaram o meu dia

03.04.20

São vegan, não têm glúten e pode comer sem culpas. E nem precisa de sujar o forno. Confesso que é um dos meus maiores pesadelos em quarentena. Cada vez que abro o forno para o limpar depois do meu querido Marido Mistério o usar, tenho a sensação de que a origem do coronovírus se escondeu ali do resto do mundo. O cheiro a pangolim estorricado deve ser mais ou menos isto. Odeio limpar fornos! Pronto, já desabafei. Por isso, dediquei-me a procurar receitas que não precisem de forno para sugerir ao meu talentoso Marido Mistério. Quando encontrei esta do blog Ambitious Kitchen, até fiz o pino no meio da sala: saudável, vegan e sem glúten, é um ótimo snack para lanchar e alimentar esta família de gente esfomeada e também é uma excelente sobremesa.

Só precisa de ter em casa manteiga de amendoim natural, tâmaras sem caroço, extrato de baunilha, sementes de chia, farinha de linhaça, flocos de aveia sem glúten, chocolate preto e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 quadrados, espreite aqui a receita original.

Vegan-No-Bake-Chocolate-Peanut-Butter-Oatmeal-Bars

 

Comece por juntar a manteiga de amendoim, as tâmaras, o extrato de baunilha, as sementes de chia e a farinha de linhaça no liquidificador e misture bem até as tâmaras ficarem macias. Acrescente os flocos de aveia e misture várias vezes até a aveia ficar bem envolvida na massa. Se for preciso, pare para ir raspando as paredes do liquidificador.

Pressione a massa de aveia e de manteiga de amendoim contra um tabuleiro quadrado forrado com papel vegetal, alisando no topo e criando uma camada uniforme.

Faça agora a camada de chocolate: derreta 85 g de chocolate preto num tacho pequeno em lume brando até obter um creme macio. Espalhe o chocolate preto derretido sobre a camada de manteiga de amendoim com aveia. Alise com a ajuda de uma espátula.

Leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora antes de cortar em 10 quadrados iguais. Espalhe flor de sal por cima. Se não os comer todos de uma vez, guarde-os num recipiente fechado no frigorífico.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: ambitious kitchen