Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa: os alimentos que deve comprar para a quarentena segundo uma nutricionista

16.03.20

Com uma família numerosa fechada em casa, 24 horas por dia, não é fácil ter a despensa sempre composta. As crianças conseguem devorar comida a uma velocidade avassaladora. Especialmente se não puderem sair. Infelizmente, vou ter de ir ao supermercado para nos abastecer para os próximos dias. 

Não conto entrar nesse fétiche nacional que é trazer toda a remessa de papel higiénico comigo, mas vou procurar os alimentos mais saudáveis e duradouros que encontrar. Nesta fase de pandemia do novo cornavírus, é fundamental mantermos uma alimentação equilibrada e saudável para que o corpo possa reagir da melhor forma contra eventuais doenças.

E é por isso que vou seguir os conselhos dados pela nutricionista Kelly Jones ao site The Kitchn. Ela fez uma lista das melhores compras para fazer na quarentena do Covid-19. São ingredientes saudáveis e que fortalecem o seu sistema imunitário, e aguentam mais tempo em sua casa.

bananas.jpg

 

Primeiro conselho: não vá a correr para o supermercado limpar todas as prateleiras que encontrar à frente. Além de trazer comida a mais e, em alguns casos, acabar por deixá-la estragar-se, está a impedir que outras pessoas comprem os bens essenciais, entre elas, eventuais elementos de grupos de risco para o novo coronavírus. O conselho do Centro de Controlo de Doenças americano é que traga o suficiente para alimentar a sua família durante 14 dias: isso deverá ser suficiente para eventuais quebras de stock e para evitar muitas idas ao supermercado – quanto mais sair de casa, mais riscos tem de contrair e de transmitir o vírus.

Kelly Jones aconselha ainda a planear uma alimentação equilibrada. Pode achar que por estar em casa, não vai gastar tanta energia, mas o seu sistema imunitário precisará de muita energia e nutrientes para combater eventuais doenças. Esta é a lista aconselhada.

maçãs 2.jpg

Frescos 

Maçãs e citrinos – Não se preocupe só com os enlatados. Há muitos alimentos frescos, cheios de vitaminas, que aguentam muito tempo em casa sem se estragarem. É o caso das maçãs e dos citrinos, fundamentais para o funcionamento do seu sistema imunitário. A nutricionista aconselha limão, bom para fazer um chá que ajude a suavizar as dores de garganta, e laranjas e toranjas: além de terem vitamina C, são óptimas para o pequeno-almoço. Além disso, se ficar doente e perder o apetite, o sumo de laranja pode ser uma boa alternativa.

Bananas – Duram menos tempo, mas, quando vir que começam a ficar muito maduras, descasque-as, corte-as em rodelas e congele-as. Depois, pode usá-las para fazer um smoothie, um bolo ou um gelado facílimo só com um ingrediente – aprenda com esta receita.

abóboras 1.jpg

Abóbora – Além de durar muito tempo sem se estragar, é rica em nutrientes e é um poderoso antioxidante. Pode usar em saladas, sopas ou como acompanhamento.

Batata – Dura uma eternidade se for guardada num sítio fresco e escuro e é rica em vitamina C e selénio, um micronutriente importante na prevenção de infecções.

batata doce e abóbora.jpg

Cenoura e aipo – São fundamentais para preparar uma boa sopa, que alimenta uma família inteira e faz lindamente à saúde. Então se vir aqui a receita desta sopa de cenoura e gengibre, não vai querer fazer outra coisa.

Cebola e alho – Além de serem importantes para temperar e dar sabor à comida, têm imensas propriedades antibacterianas.

aveia.jpg

Despensa 

Aveia – As papas de aveia são das bases mais saudáveis para um pequeno-almoço. E pode variar, misturando-as com iogurte (os que têm culturas vivas e activas são melhores para fortalecer o sistema imunitário) ou com leite ou substitutos sem lactose. 

Quinoa – Mais um ingrediente importante para o sistema imunitário e que é facílimo de fazer. Pode preparar a quinoa, em poucos minutos, no fogão, ou até no microondas.

frutos secos.jpg

Frutos secos e manteiga de amêndoa ou amendoim – Tal como o atum e o salmão, os frutos secos são uma fonte de gorduras saudáveis fundamentais para ajudar o seu sistema imunitário a responder a inflamações.

Feijão em conserva – Rico em proteínas, dura meses na sua despensa e é facílimo de fazer.

ginger-1191945_1920.jpg

Gengibre e curcuma – Prefira o gengibre seco que é mais saudável. Tal como a curcuma, fortalece o seu sistema imunitário e ajuda a suavizar "tosses e problemas respiratórios".

Edamame – É cada vez mais comum em Portugal e pode comprá-lo já cozinhado, em lata, ou congelado. Pode cozinhar ao vapor, durante poucos minutos, e tem um snack rico em proteínas.

Atum e salmão em lata – Os peixes gordos são fundamentais para a saúde e aqueles que estão conservados em óleo mantêm mais o ómega 3 original.

Além destas sugestões, veja aqui que outros conselhos deve seguir para preparar a sua casa para uma quarentena e quais os melhores alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário.

 

Uma óptima semana para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: josefin; chandra ohhello i'm niklouis hanselmonika grabkowskapeter feghaliunsplash