Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

os shots de gengibre e curcuma que fortalecem o seu sistema imunitário

18.03.20

O meu querido Marido Mistério e eu somos muito diferentes e, se calhar, é por isso que nos damos tão bem. Apesar de gostarmos das mesmas coisas (de comer bem, de beber melhor, de jantar fora, de viajar, de ir ao cinema, de ver séries, etc.), somos o oposto em muitas outras também: Ele é um desportista, eu só me mexo obrigada; Ele lê todas as instruções de qualquer jogo ou brinquedo novo, eu tento adivinhar; Ele é uma desgraça a jogar às cartas, eu (modéstia à parte) sou ótima; Ele lê todos os artigos e todos os jornais internacionais, eu leio os 5 primeiros parágrafos e acabo a lê-los na diagonal; e, por fim, Ele é um pessimista, já eu sou o cúmulo do otimismo.

Isto para explicar que, quando o surto do coronavírus ainda nem sequer tinha chegado a Itália, já o meu querido e informado Marido Mistério tinha lido toda a literatura disponível sobre o tema. Por isso, quando inevitavelmente chegou a Portugal, toda a Família Mistério tinha passado por um rigoroso treino militar para enfrentar o bicho. Ok, ainda bem que o nosso chefe de família é um homem informado e previdente. Mas tivemos de impor as nossas próprias regras durante esta quarentena. E uma das mais importantes foi proibi-lo de mencionar mais estatísticas do coronavírus. Ou melhor, restringimos ao essencial, pode fazer um resumo ao jantar, mas mais do que isso nem pensar! Só que ontem, entre a sopa e o prato principal, brindou-nos com a descrição exaustiva de como o vírus entra no nosso organismo. Foi de tal maneira gráfico que, em vez de conseguir a nossa atenção, tivemos um ataque de riso coletivo que nos impediu de ouvir uma única das sábias palavras proferidas pelo meu querido e previdente Marido Mistério.

Ligeiramente amuado, desistiu de nos instruir, mas eu, para aligeirar o clima, sugeri que a partir de agora íamos beber todas as manhãs ao pequeno-almoço estes shots de gengibre e curcuma, que descobri no blog AlphaFoodie, para ajudar a fortalecer o sistema imunitário de toda a Família Mistério.

564b4da0707990ae0abbfbd4ade38d31.jpg

 

Os mais novos ainda torceram o nariz, mas já se sabe que a democracia cá em casa sempre funcionou muito bem: eu grito, eles obedecem. Além disso, estes shots têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a digestão.

Se também quiser fazer em sua casa, só precisa de 10 minutos e de 4 ingredientes: gengibre, curcuma, limões e pimenta preta moída. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para meio litro de sumo, espreite aqui a receita original.

Lave bem a curcuma e o gengibre. Descasque-os com um ralador de vegetais. (A autora da receita original mantém a casca, mas eu prefiro sem).

Tire o sumo da curcuma, usando uma máquina de sumos. Faça o mesmo com o gengibre. Esprema, a seguir, o sumo dos limões (sem casca).

Misture todos os sumos e tempere-os como a pimenta preta moída. A pimenta é fundamental para fazer sobressair os benefícios da curcuma.

Divida o sumo por frascos pequenos, guarde-os no frigorífico e, de manhã, distribua por toda a família.

A dose diária recomendada é entre 60 a 80 ml. Se quiser também pode acrescentar sumo de laranja a estes shots.

Não se esqueça: cuide de si e dos outros!

 

Um bom shot para si, onde quer que esteja,

Ela

 

receita e foto: alphafoodie