panquecas com tomate e queijo de cabra, o almoço preferido dos nossos filhos mistério durante a quarentena

    E não é que chegámos aos 50 dias de confinamento? Temos sobrevivido, com algum mau feitio, algumas batalhas perdidas, mas confesso que até passou a correr. Serei a única com esta sensação? Deve ser da quantidade de coisas que tenho para fazer por dia… enfim. Voltando às minhas batalhas perdidas: para não enlouquecer, tive de fechar os olhos ao pó a mais, aos quartos mais ou menos desarrumados, aos quilos de roupa para lavar, aos meus próprios quilos a mais, e sobretudo ter de lidar com a batalhas diárias da prole mistério. Os nossos filhos lutam por ecrãs da Netflix e… por queijo de cabra. É impressionante como o queijo de cabra cá em casa dura cerca de… 10 minutos desde que é guardado no frigorífico. A frase que mais ouvi nesta quarentena foi:

    – Quem é que comeu o meu queijo de cabra?

    E a revolta cada vez que o meu querido Marido Mistério decide usar tão precioso ingrediente nas suas receitas?

    Está tudo maluco. Por isso, passámos a comprar mais embalagens de queijo de cabra do que de papel higiénico. Sempre sem açambarcar, porque, pode não parecer, mas somos uma família com princípios.

    Toda esta prosa para partilhar que, depois da revolta inicial, os nossos filhos renderam-se a esta receita que descobri no blog Seasons and Suppers.

    Demora meia hora a fazer e é uma delícia. Só precisa de ter em casa ovos, leite, farinha, sal, ervas de Provence, salsa picada, queijo de cabra e manteiga para as panquecas. Para o topping, precisa de azeite, tomate cherry cortado ao meio, cebola roxa fatiada e salsa picada para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    savory-dutch-baby690-2.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 220º C.

    Comece por fazer o topping: aqueça um fio de azeite numa frigideira (própria para ir ao forno) em lume médio. Quando estiver quente, junte a cebola, tempere com sal e deixe saltear, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Retire para um prato. Junte mais um fio de azeite na frigideira e coloque agora o tomate cherry e mais uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Transfira para o prato onde guardou a cebola.

    Limpe a frigideira com uma folha de papel de cozinha.

    Entretanto, misture no liquidificador os ovos, o leite, a farinha e o sal até obter um creme macio.

    Coloque duas colheres de sopa de manteiga na frigideira e leve ao forno durante um minuto ou dois ou até a manteiga derreter. Retire a frigideira do forno e transfira a massa da panqueca para a frigideira. Espalhe as ervas de Provence, a salsa e o queijo de cabra cortado em pedaços por cima da massa.

    Leve ao forno durante 18 a 20 minutos ou até as pontas da panqueca ficarem acastanhadas.

    Retire do forno e coloque por cima a mistura de tomate e cebola que reservou. Tempere com sal e pimenta e decore com salsa picada.

     

    Um ótimo almoço para si,

    Ela

     

    receita e foto: seasons and suppers

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *