tarte de ricotta com mirtilos, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

    Eu sei que já começa a cansar, que esta quarentena parece não ter fim à vista, mas, por favor, não se esqueçam que ainda estamos em pleno Estado de Emergência. Ainda não é suposto andarmos por aí na rua, em pequenos ajuntamentos, a passear e a apanhar sol em bancos dos jardins por cima das fitas colocadas pelas autoridades para tentar impedir que as pessoas se sentem ali. A polícia relatou ao Observador que ontem o Jardim da Estrela estava mais cheio do que num normal dia de semana antes da pandemia, o que significa que muita gente estava a fazer teletrabalho… ao ar livre.

    Por favor, não estraguem tudo depois de tanto esforço por parte da grande maioria da população. Estivemos tão bem até agora, não vamos relaxar mesmo antes de atingirmos a meta. Vá lá, vamos aguentar só mais um bocadinho. E não há nada mais terapêutico e lúdico do que cozinhar: esta incrível tarte de ricotta e mirtilos, que descobri no site My Food Book, anima qualquer casa. Vamos lá. É muito fácil de fazer.

    Só precisa de ter em casa bolachas Maria e manteiga sem sal derretida para a base. Para o recheio, precisa de ricotta fresca, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha, mirtilos, raspas de laranja raladas e mel para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    blueberry-&-ricotta-tart_8893.jpg

     

    Comece por fazer a base: coloque as bolachas Maria no liquidificador e triture-as. Junte a manteiga e volte a misturar até obter uma espécie de crumble. Transfira a base para uma forma de tarte de base amovível e pressione-a contra o fundo e os lados com os dedos. Leve ao frigorífico durante 3 horas.

    Enquanto isso, faça o recheio: junte a ricotta, o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha numa taça média. Bata com uma batedeira até obter um creme macio. Tape e guarde no frigorífico até à hora de servir.

    Antes mesmo de servir, coloque o recheio por cima da base. Alise com uma espátula e decore com os mirtilos. Polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima e decore com as raspas de laranja. Finalize com um fio de mel.

     

    Um ótimo fim de semana em casa,

    Ela

     

    receita e foto: my food book

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *