fondant de doce de leite derretido por dentro: quem é que consegue resistir a esta receita facílima de fazer?

    O doce de leite está para a vida dos meus queridos quatro Filhos Mistério assim como a Maria Luís Albuquerque está para a vida do Pedro Passos Coelho: definitivamente, não conseguem viver um sem o outro. E é por isso que eu os decidi juntar – as crianças com o doce de leite, claro, porque entre o Pedro e a Maria Luís ninguém mete o nariz. 

    O grande responsável por essa união de facto foi o fantástico blog Brown Sugar que publicou uma irresistível receita de fondant de doce de leite, um incrível bolo consistente por fora e líquido por dentro. Tudo o que precisa para fazer esta maravilha da natureza é de manteiga para untar os ramequins, farinha, 2 gemas de ovo, um ovo inteiro e doce de leite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente para fazer seis bolos individuais, veja a receita original aqui.

    Molten-Dulce-de-Leche-Cakes.jpg

     

    Comece por untar os seis ramequins individuais. Depois espalhe farinha por cima, rodando os ramequins de forma a deixar a manteiga coberta por farinha. Retire o excesso de farinha e trate do resto: bata as gemas e o ovo numa taça, na velocidade máxima, até ficarem com cerca do dobro do volume que tinham – são cerca de três minutos e meio. Junte o doce de leite e bata até ficar tudo bem misturado. Finalmente, vá acrescentando a farinha enquanto continua a bater. Divida pelos seis ramequins e leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 12 a 14 minutos: o ideal é ficar com a parte de fora do bolo dourada e o interior líquido. Sirva os bolos ainda quentes e acompanhados com gelado de baunilha, se gostar.

    Quem é que resiste a uma delícia destas? Eu não.

     

    Um óptimo bolo para si onde quer que o doce de leite esteja,

    Ele

     

    receita e foto: brown sugar

     

    15 thoughts on “fondant de doce de leite derretido por dentro: quem é que consegue resistir a esta receita facílima de fazer?

    1. Olá,
      Pergunta eventualmente ignorante: doce de leite já se vende assim? ou obtém-se a partir de leite condensado?
      Se é rápido parece-me uma óptima ideia para levar de sobremesa a casa de alguém 🙂
      Obrigada

    2. Não é nada ignorante, por amor de Deus! Muito obrigado pela sua pergunta.
      Consegue encontrar com alguma facilidade. Até no Continente.
      Espero que goste. Depois diga como correu.

      Obg,
      Ele

    3. Olá, Sofia
      O doce de leite é leite condensado cozido na panela de pressão durante cerca de 20 minutos. Depois, deve deixar arrefecer totalmente a lata antes de a abrir: cerca de duas horas.
      Pode ver aqui o vídeo com a receita: https://gnt.globo.com/receitas/receitas/como-fazer-doce-de-leite-com-leite-condensado-na-panela-de-pressao.htm
      Esperamos que goste!

      Boas receitas,
      Ele

    4. Olá bom dia.
      Será que me poderia ajudar nas quantidades de doce de leite necessário? Isto das tablespons e cups deixam-me sempre com muitas dúvidas.
      Obrigada e Festas Felizes

    5. Olá Patrícia, desculpe responder-lhe tão tarde, mas temos recebido tantas mensagens e comentários que não temos conseguido responder em tempo útil.
      Quanto às quantidades nesta receita, são:
      Manteiga q.b.
      2,5 colheres de sopa de farinha
      2 gemas de ovo
      1 ovo
      1 + 2/3 de colher de sopa de doce de leite
      Gelado de baunilha

      Espero ter ajudado (ainda a tempo)
      Um beijinho e bom ano, Ela

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *