Como o próprio nome indica esta receita tem a sua origem na região de Provença, em França. É por isso a combinação perfeita das melhores partes do frango com os ingredientes típicos desta região francesa, como o alho e as ervas aromáticas. A gastronomia da Provença é uma referência da cozinha francesa, sobretudo pela qualidade dos seus ingredientes. Costuma usar azeite de produtores locais em vez da manteiga, o alho é um dos principais ingredientes e as ervas mais usadas são o tomilho, o alecrim, o louro, a sálvia, a lavanda e o estragão.
Esta receita do blog The Modern Proper leva tomilho, muito alho, azeitonas e tâmaras. É uma delícia e facílima de fazer.
Só precisa de ter em casa coxas de frango com pele, sal, pimenta preta moída, azeite, tomilho fresco e tomilho seco, 12 dentes de alho descascado, 6 chalotas descascadas e cortadas ao meio, tomate cherry, tâmaras sem caroço cortadas ao meio, azeitonas verdes e vinho branco seco.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Tempere o frango com sal e pimenta.
Aqueça o azeite numa frigideira própria para ir ao forno e disponha as coxas de frango com a pele virada para baixo. Cozinhe as coxas de frango durante 4 a 5 minutos até ficaram com um tom dourado e acastanhado. Vire as coxas ao contrário.
Disponha o tomilho, os dentes de alho, as chalotas, o tomate cherry, as tâmaras e as azeitonas verdes à volta das coxas e espalhe por cima o vinho.
Deixe ferver, tape a frigideira e leve ao forno durante 60 minutos.
Sirva com arroz branco ou com polenta. Se estiver em dieta, acompanhe com uma salada.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: the modern proper