Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

frango com molho de espinafres baby para um jantar rápido e delicioso

20.05.20

Depois dos ovos florentinos, agora chegou o frango à florentina à Mansão Mistério. A fantástica e facílima ideia é do delicioso site Food52 e junta a facilidade de uns peitos de frango (um ingrediente que já faz parte desta família) com o requinte de um molho nascido na realeza.

A associação da expressão "florentino" à comida terá nascido durante a Renascença com o casamento de Catarina de Médici com Henrique II de França. Terá sido a Rainha nascida em Florença a levar para França os espinafres como um ingrediente culinário. E isso deu origem à famosa receita de ovos florentinos (ovos com espinafres) e mais tarde à utilização da expressão "florentino" para qualquer receita que contenha espinafres.

Eu sou absolutamente deslumbrado por espinafres – tanto os grandes, que vêm ainda com pé – como aos espinafres baby que até ficam deliciosos crus numa salada. E por isso vou fazer hoje para o jantar estes divinais peitos de frango à florentina.

Vai precisar de peitos de frango sem ovos nem pele, azeite, farinha, manteiga, chalotas picadas, alho picado, vinho branco, natas, espinafres baby e salsa picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

4f7ae54a-96bb-4de9-9020-dae421344f4b--Chicken_Flor

 

Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Tempere os peitos de frango com flor de sal e pimenta preta e envolva-os levemente na farinha, sacudindo os excessos. Frite os peitos de frango, um de cada vez, no azeite até ficarem bem dourados (cerca de 8 minutos de cada lado). 

Retire os peitos de frango para um prato, reduza ligeiramente o lume e acrescente a manteiga à mesma frigideira aproveitando o azeite que lá ficou. Assim que a manteiga tiver derretido, salteie neste molho as chalotas e o alho picado. Acrescente o vinho branco e mexa, raspando alguns restos de gordura que tenham ficado agarrados ao fundo da frigideira. 

Deixe ferver, em lume brando, até evaporar cerca de metade do molho. Junte as natas e cozinhe, enquanto mexe, durante mais cinco a oito minutos. Quando vir que o molho engrossou de tal forma que consegue cobrir a parte de trás de uma colher de sopa, desligue o lume. E só depois é que acrescenta os espinafres baby. Mexa uns segundos para os espinafres murcharem. Corrija o tempero de sal e coloque os peitos de frango, cortados em pequenas fatias, por cima do molho florentino. Salpique com salsa picada e sirva com umas rodelas de limão a acompanhar.

 

Uns óptimos peitos de frango à florentina onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52