Acabou! A minha vida vai mudar radicalmente neste domingo. Independentemente do resultado das eleições, vai mudar. E porquê? Porque eu vou vestir o avental. Não, não vou aderir à Maçonaria, vou pela primeira vez na minha longa vida de geladófilo convicto experimentar uma receita que promete ser uma revolução cultural: este gelado de chocolate com batata doce. A ideia é do genial blog Top With Cinnamon. Em vez de adoçar o gelado com açúcar (que engorda) ou com banana esmagada (que deixa tudo com um sabor a banana), a ideia é adoçar o gelado com batata doce. E como eu sou fanático por gelado e doente por batata doce, estou tão eufórico como o António José Seguro ao saber dos resultados das últimas sondagens do PS.
Mas não é só a batata doce que alegra o meu espírito. A receita leva também cajus, tâmaras, baunilha e cacao. O que quer dizer que, além de ser vegan, não leva açúcar.
Primeiro, tem de cozer os cajus e as tâmaras em água a ferver durante 15 minutos. Depois, pique-os na Bimby, ou num liquidificador potente, com 125 ml de água até ficar com um creme aveludado. Junte outra quantidade igual de água, sal, baunilha, cacau e um puré de batata doce e volte a bater até ficar com a consistência ideal. Se vir que não está suficientemente doce, acrescente um pouco de stevia até ficar ao seu gosto.
Para acabar, use uma máquina de fazer gelados, para o manter cremoso, ou então leve-o ao congelador, mexendo-o de meia em meia hora, até ficar com a textura certa. Se quiser evitar que o gelado fique duro demais, coloque-o no congelador só durante umas duas horas para não solidificar muito – fica quase uma mousse gelada deliciosa.
Para ver a lista completa dos ingredientes e das quantidades a utilizar, visite o blog Top With Cinnamon.
E agora, como amanhã é dia de reflexão, vamos reflectir – sobre a melhor maneira de comer este gelado delicioso no domingo.
Um bom gelado saudável para si onde quer que esteja,
Ele
receita e foto: top with cinnamon
Antes de mais muitos parabéns pelo blog informativo/apaladado/saudável. Comecei a seguir-vos recentemente e já experimentámos algumas receitas deliciosas aqui em casa. Este gelado está para muito breve…
Num outro registo, não pude deixar de sorrir ao ver a palavra eufórico associada a António José Seguro… faz-me lembrar o livro Astérix e os Bretões 🙂
“estou tão eufórico como o António José Seguro ao saber dos resultados das últimas sondagens do PS.”
ahahahaha!
Nem digo nada sobre o gelado, que deve ser delicioso!