Depois de a dieta marcial ter sido decretada cá em casa, reuni uma pequena força estilo resistência francesa para combater esta opressiva ditadura gastronómica. As crianças tratam de descobrir irresistíveis receitas de doces, eu fiquei responsável, entre outras coisas, por conseguir beber um gin tónico de vez em quando.
Como ainda estamos no início deste estado de sítio, achei melhor disfarçar o gin no meio de uma sobremesa light. E o que é que é mais popular entre todos os dietoólicos que por aí andam do que um copo de gelatina à sobremesa? Pois é, só que esta receita de gelatina do blog Heinstirred é na realidade um maravilhoso gin tónico, altamente recomendável para estes poderosos dias de calor. Com umas raspas de lima fica um verdadeiro cocktail. E então se servir em copos de vidro, o resultado é este.
Ingredientes
Para 10 doses
- 300 ml de água
- 300 g de açúcar (ok, se calhar o melhor é substituir por stevia ou outro adoçante mais recomendado para a dieta)
- 2 limas (a casca e o sumo)
- 400 ml de água tónica (eu escolho Fever Tree)
- 250 ml de gin (vou fazer com The Botanist ou com Tanqueray Rangpur)
- 50 g de gelatina em pó dissolvida em 50 ml de água quente ou uma folha de gelatina para 100 ml de líquido
Comece por ferver a água com o açúcar (ou o adoçante) durante cinco minutos. Retire do lume, junte a casca das limas e deixe infusionar (eta, expressão pro!) por 15 minutos. Coe para um jarro medidor para retirar a casca e depois junte o sumo de lima, a água tónica e o gin. Acrescente mais água tónica, gin ou sumo de lima até ficar ao seu gosto, mas não ultrapasse os 1,2 l.
A seguir prepare a gelatina, envolvendo o pó com a água quente. Junte à gelatina um pouco da mistura feita com o gin tónico, mexa e depois despeje tudo para dentro do jarro. Para acabar, só precisa de dividir pelos copos onde vai servir. Quando arrefecer, coloque no frigorífico pelo menos durante uma noite.
No dia seguinte, está pronto para beber. Ou comer. Ou as duas coisas.
Um bom gin tónico solidificado para si onde quer que esteja,
Ele
receita e fotos: heinstirred
Que maravilhosa ideia! 😀
E posso substituir directamente as gramas de açúcar pelas de adoçante? Por vezes uma menor quantidade de adoçante conferem o a mesma sensação de doce… Como é que fez?
Já agora, é uma óptima ideia! Adorei 🙂
Olá, Rita
As quantidades são, de facto, muito diferentes. Alguns adoçantes têm os valores correspondentes na embalagem, mas mesmo esses valores não ficam bem. Eu costumo ir deitando aos poucos enquanto provo, até achar que está bom. Eu sei que é uma técnica um bocadinho rudimentar, mas é a única maneira de me entender com adoçantes 😉
Espero que consigo resulte. Depois diga-me como ficou,
Casal Mistério