granola caseira sem glúten, um pequeno-almoço saudável que pode ser feito na véspera
Esta é a receita ideal para fazer quando sente aquela necessidade súbita de esvaziar a despensa. Sementes, cereais integrais, especiarias, frutos secos, e afins… todos são os ingredientes ideais para fazer o quê? Granola, claro! Adoro granola e a nossa equipa de futsal é ainda mais fã, por isso o ideal é fazer em dobro, porque vai desaparecer num instante. Esta receita do fantástico blog Canelle et Vanille não tem glúten e é simplesmente maravilhosa.
Ingredientes
- 300 g de flocos de aveia sem glúten (se preferir, pode usar quinoa)
- 180 g de frutos secos e sementes (amêndoas, pistácios, nozes pecan, avelãs, cajus, sementes de sésamo brancas e pretas, sementes de papoila, de chia e de linhaça)
- 125 ml de sumo de maçã
- 125 ml de xarope de ácer
- 60 ml de óleo de coco
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- ½ colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de sal fino
- ¼ de colher de chá de pimenta preta
- 180 g de frutos vermelhos secos
Pré-aqueça o forno a 160º C. Junte os flocos de aveia, os frutos secos e as sementes numa taça grande. Coloque o sumo de maçã, o xarope de ácer, o óleo de coco, o extrato de baunilha, a canela, o sal e a pimenta numa panela. Aqueça em lume brando até o sal ficar dissolvido e o óleo de coco totalmente líquido. Despeje o molho na taça com a mistura de aveia, frutos secos e sementes e mexa bem. Espalhe esta mistura num tabuleiro de ir ao forno e deixe a tostar durante 40 minutos até ficar com um aspeto dourado. Vá agitando o tabuleiro a cada 15 minutos para garantir que a mistura fica bem tostada. Deixe a granola arrefecer até ficar crocante. Junte os frutos vermelhos secos quando estiver totalmente fria. Guarde num recipiente hermeticamente bem fechado. Sirva com iogurte ou leite, e fruta fresca se lhe apetecer.
Um ótimo pequeno-almoço para si e para toda a minha equipa de futsal,
Ela
receita e fotos: cannelle et vanille