Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

granola com caramelo salgado caseiro, uma surpresa inesperada do nosso filho mistério com vocação para chef

24.08.20

IMG_5724.JPG

Queridos leitores, hoje é um dia diferente. Hoje, o Filho Mistério com tendência para chef veio tratar do negócio familiar. Como bons cidadãos, eu e os meus irmãos seguimos as regras de distanciamento social e evitamos estar em sítios com muita gente. O único problema é que passamos mais tempo em casa e os nossos pais não perdem uma oportunidade para nos escravizar. Não posso estar mais de duas horas em casa que começam logo ‘’Vá lá, só uma receita’’, ao que eu respondo sempre ‘’Estou de férias’’. O problema desta resposta é o sermão que vem a seguir: ‘’Vocês não fazem nada, só dormem o dia inteiro enquanto nós passamos o dia a trabalhar. O mínimo é ajudarem-nos’’. Então, desta vez, fiz um sacrifício, inventei uma receita, tirei fotografias E estou a escrever o texto para eu e os meus irmãos não termos de ouvir este discurso tão cedo outra vez.

Quando entrei na cozinha para pensar numa receita boa, comecei logo a receber palpites dos dois. ‘’Tem de ter bom aspeto’’, ‘’Tem de ser fácil’’, ‘’Já agora alguma coisa que dê para o pequeno almoço que a minha granola acabou hoje’’. Respirei fundo, contei até 10 e lembrei-me dareceita de brownies de caramelo salgado que os meus pais publicaram no blog há uns tempos. E assim surgiu a melhor receita de granola de caramelo salgado alguma vez vista nesta casa.

 

IMG_5730.JPG

Antes de dizer os ingredientes, queria só deixar claro que eu sou um cozinheiro a sério, que usa ingredientes reais. Ao contrário do meu pai, que acha que caramelo salgado é derreter caramelos do supermercado e acrescentar sal. Então, para ter esta maravilha à sua frente vai precisar de:

Para o caramelo:

  • 200 g de açúcar branco
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 120 g de natas
  • meia colher de chá de sal

Para a granola:

  • cerca de 200 g de aveia
  • frutos secos a gosto
  • sementes de chia a gosto
  • sal grosso q.b.

IMG_5714.JPG

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.

Enquanto o forno aquece, derreta o açúcar numa panela em lume médio. Acrescente o sal e continue a misturar até estar completamente derretido.

Quando estiver, adicione a manteiga e deixe derreter também.

Por fim, junte as natas e misture até se formarem bolhas. Retire do lume e deixe arrefecer até estar à temperatura ambiente.

Para a granola, só tem de colocar todos os ingredientes misturados num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 10 minutos, mexa com uma colher de pau, e deixe no forno outra vez até estar dourada (mais ou menos 5 minutos). Quando retirar, misture a granola ainda quente com o caramelo e tempere com sal a gosto. Depois, ponha a granola espalhada num prato até arrefecer para ficar estaladiça. Quando vir que está fria e já não está mole, pode guardar num jarro que feche bem.

E pronto, da minha parte é tudo. Tenha uma boa semana, e vamo-nos vendo, já que eu sou o único que ajuda minimamente os meus pais.

 

Obrigado por estar desse lado,

Ele Júnior

 

receita e foto: ele júnior