Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

granola com morangos e chocolate, o meu mais recente vício sem glúten nem açúcar

Desde que bani o pão da minha vida que me viciei em iogurtes de manhã. São a minha nova alegria ao pequeno-almoço: um iogurte grego natural ou um skyr com duas ou três colheres de granola fazem-me saltar da cama com um sorriso na cara. De facto, uma pessoa habitua-se a tudo na vida. Quem diria que eu, a Ela, iria sobreviver sem pão? Sobrevivo é certo, ainda que com alguma dificuldade, já que a minha querida Família Mistério faz questão de se deliciar, à minha frente, com umas torradas de pão alentejano a pingarem manteiga, sem qualquer réstia de pena ou de misericórdia pela minha pessoa. Mas não faz mal. Encontrei conforto nos iogurtes com granola. Agora pareço maluca à procura de melhores receitas de granola para fazer em casa. De preferência, saudáveis e sem glúten nem açúcar como esta que descobri no blog Bakerita.

Só precisa de flocos de aveia sem glúten, amêndoas laminadas, óleo de coco derretido, xarope de ácer, extrato de baunilha, cacau em pó, sal, pepitas de chocolate preto e morangos desidratados.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 750 g de granola, espreite aqui a receita original.

Chocolate-Strawberry-Granola-16.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 150º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Numa taça, misture os flocos de aveia e as amêndoas laminadas. Noutra taça, misture o óleo de coco, o xarope de ácer, o extrato de baunilha, o cacau em pó e o sal. Espalhe por cima da mistura doS flocos de aveia e mexa bem de forma a que a mistura dos ingredientes líquidos revista os ingredientes secos.

Espalhe a granola numa única camada pelo tabuleiro que preparou. Pressione com uma espátula ou com as mãos.

Leve ao forno durante 30 a 40 minutos, rodando o tabuleiro quando passar metade do tempo. Quando estiver acastanhada e seca, retire do forno e acrescente as pepitas de chocolate. Deixe assentar durante 2 minutos até as pepitas derreterem. Junte os morangos desidratados e mexa. Deixe a granola arrefecer completamente e guarde num frasco bem fechado.

 

Um ótimo pequeno-almoço para mim e para si,

Ela

 

receita e foto: bakerita