granola de trigo sarraceno crocante e deliciosa, um pequeno-almoço saudável para começar bem esta semana

    Quanto mais como granola mas viciada fico. Adoro! E, de facto, quando é feita em casa tem outro sabor. Esta receita do super útil blog da Donna Hay tem por base trigo sarraceno, que não tem glúten, por isso, é própria para celíacos. Aliás, o trigo sarraceno é praticamente um milagre da alimentação: é nutritivo, é rico em proteínas e em ferro, tem fibras dietéticas, é antioxidante, é fonte de energia e de magnésio, é basicamente o cereal perfeito e vai começar a ganhar um destaque especial na minha despensa.

    Para fazer esta deliciosa e crocante granola, só preciso de trigo sarraceno, amêndoas picadas, sementes de abóbora, sumo de limão, sementes de sésamo, sementes de chia, arandos secos picados, gengibre ralado, xarope de ácer, óleo de coco, e leite e mirtilos para servir. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    0c977e37ce46407421c8c2d791b8962c.jpg

     

    Coloque o trigo sarraceno, as amêndoas, as sementes de abóbora e o sumo de limão numa taça média, com água até cima e deixe-a no frigorífico durante a noite. No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 150ºC enquanto escorre a mistura de trigo sarraceno e a passa bem por água.

    Coloque esta mistura numa taça maior juntamente com as sementes de sésamo e de chia, os arandos, o gengibre ralado, o xarope de ácer e o óleo de coco. Misture bem e espalhe num ou dois tabuleiros forrados com papel vegetal. Leve ao forno, mexendo de vez em quando, durante 45 a 50 minutos, ou até a granola começar a ficar dourada e crocante. Parta-a em bocados e mantenha-a num recipiente bem fechado. Sirva com leite e mirtilos.

     

    Uma ótima e curta semana para si,

    Ela

     

    receita e foto: donna hay

    One thought on “granola de trigo sarraceno crocante e deliciosa, um pequeno-almoço saudável para começar bem esta semana

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *