história: a primeira gelataria do país

    Giovanni de Luca chegou a Lisboa no pico da Primavera de 1933, num dia de calor horrível. Tinha barco para a América no dia seguinte. Mas, ao dar uma volta pela cidade, percebeu que não havia gelados, como os italianos, à venda em Lisboa. Então decidiu ficar e arriscar abrir um pequeno negócio. Comprou uma bicicleta e começou a percorrer a cidade a vender os seus gelados artesanais. Foi o início da primeira gelataria de Lisboa. No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, relembramos a história da Veneziana e o início dos gelados de leite em Portugal. Se quiser ouvir o episódio completo, então só tem de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    De noite, ia comprar blocos de gelo a uma fábrica de gelo que existia no Arco do Cego. Levava-os para casa, picava-os à mão, misturava-lhe sal, e fazia todo o gelado à mão, sempre à base de leite, açúcar e ovos. De manhã, quando os gelados estavam prontos, metia-os na bicicleta e percorria a cidade a vender. Para conhecer um pouco mais da incrível história da primeira gelataria de Lisboa, carregue na galeria aqui em baixo.

    Dos Esquimaux à Rajá

    No episódio desta semana do podcast do Casal Mistério, contamos a história da Veneziana, relembramos as outras gelatarias da época e recordamos quem inventou o gelado. Afinal de contas, como é que o gelado pode ter centenas de anos se o congelador só foi inventado no século XIX?

    Se ainda se lembra da Veneziana, dos Esquimaux, dos Gelados Globo, da Rajá ou da Camy, então vai querer ouvir o episódio desta semana do Favas Contadas. Porque além de contarmos como os gelados nasceram em Portugal, ainda falamos da invenção do cone de bolacha e do Cornetto. Para ouvir todo o episódio, só precisa de procurar o Favas Contadas em qualquer uma destas plataformas: Apple Podcasts, SpotifyYouTubeCastBox ou Google Podcasts. E para não perder nenhum novo episódio, então siga o Favas Contadas em qualquer uma destas plataformas. Porque, já sabe: todas as terças-feiras, a partir das 7h da manhã, contamos uma nova história sobre a origem da comida.

     

    Um óptimo gelado para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: dana devolk / unsplash; d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *