história: quem trouxe as bolas de berlim para portugal?

    A História das Bolas de Berlim em Portugal começa no dia 6 de Outubro de 1935, quando o navio Kap Arcona atraca no porto de Lisboa e de lá desembarca a família Davidsohn. Esta é uma história de sobrevivência, guerra e uma série de coincidências que fizeram com que hoje todos nós tenhamos o hábito de comer este bolo na praia. Na semana em que termina o Verão, conheça a fabulosa história do bolo mais vendido nas praias portuguesas. No episódio desta semana do podcast Favas Contadas (disponível no Spotify, Apple Podcasts, YouTube e Google Podcasts), contamos como a Bola de Berlim chegou a Portugal, quem a começou a cozinhar e a vender e porque é que é tão procurada na praia. Se quiser ouvir toda esta história fascinante, então só tem de carregar no player aqui em baixo.

     

     

    Os judeus e as bolas

    Quando a família Davidsohn chegou a Portugal, para fugir do antisemitismo nazi na Alemanha, não veio para cozinhar. O pai era consultor de arte e a mãe engenheira química. Em Portugal, abriram uma loja de relógios. Mas o negócio começa a correr mal depois de rebentar a II Guerra Mundial. E é só por isso que a mãe decidiu começar a fazer um dos bolos mais populares em Berlim, para vender na rua.

    No episódio desta semana, contamos toda a história dos Davidsohn e das primeiras Bolas de Berlim em Portugal. E também mostramos o é que o hábito de comer bolas na praia tem a ver com os judeus refugiados em Portugal. Agora já sabe: todas as terças-feiras contamos uma nova história sobre a origem da comida. Se não quiser perder nenhum episódio, então só tem de seguir o podcast Favas Contadas no Spotify, em Apple Podcasts, no Google Podcasts ou no YouTube.

     

    Uma óptima história para si onde quer que as Bolas de Berlim estejam,

    Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *