hoje é dia da panqueca saudável cá em casa e nós temos umas deliciosas panquecas de amêndoa e baunilha

    Sábado acabou de ser nomeado, nesta nossa modesta mansão, o Dia da Panqueca. Se a Rádio Comercial pode criar o Dia do Blablabla, o Dia do Corta-Unhas ou o Dia do Banho de Imersão, nós instituimos, através de Decreto Régio Misterioso, o Dia da Panqueca. Com uma pequena adenda ao decreto. Como em qualquer casal que preze a sobrevivência do marido, a mulher teve a palavra final. E neste caso a Exma. Senhora Mistério decidiu que o Dia da Panqueca teria de ser rebaptizado Dia da Panqueca Saudável. E é por isso que trago hoje ao vosso conhecimento esta maravilhosa receita, do fantástico blog The Roasted Root, que vai brilhar aqui em casa.

    gluten_free_almond_Flour_pancakes_1.jpg

     

    Ingredientes

    • 1 e 3/4 chávenas de farinha de amêndoa
    • 1 colher de chá de fermento
    • 1/4 de colher de chá de sal
    • 2 ovos
    • 1 colher de chá de extracto de baunilha
    • 3/4 de chávena de leite de amêndoa

     

    Numa taça, bata ligeiramente os ovos, depois misture o leite e a baunilha. Junte a farinha, o sal e o fermento e continue a bater tudo com um garfo até ficar com um creme tão suave como um verdadeiro leite condensado (se calhar, o entusiasmo está a levar-me a exagerar ligeiramente).

    Aqueça uma frigideira em lume médio, coloque um bocadinho de óleo Becel (vamos manter-nos fiéis ao saudável, Senhora Mistério!) e despeje cuidadosamente um pouco da mistura (cerca de 1/4 de chávena) no centro da frigideira de forma a fazer uma panqueca em círculo. Deixe cozinhar durante cerca de um minuto (quando as pontas começarem a levantar, é sinal de que já está pronta) e depois vire a panqueca. Agora faça atenção: não se ponha com maluqueiras de atirar a panqueca ao ar à la Ratatouille porque a farinha de amêndoa não é tão consistente como a farinha normal e ainda se arrisca a acabar com metade da panqueca colada ao tecto.

    Repita com o resto da mistura e sirva com um pouco de fruta e um doce sem açúcar. Eu adoro o St. Dalfour, mas se quiser abrir uma excepção ligeiramente mais açucarada experimente os doces da Casa de Severi: têm misturas tão deliciosas como mirtilos com coco, limão com flor de sal e gengibre ou mirtilos com vinho do Porto. 

    1549307_630087663701320_850835762_n.jpg

    Um bom Dia da Panqueca Saudável para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita: the roasted root; fotos: the roasted rootcasa de severi

     

    6 comentários em “hoje é dia da panqueca saudável cá em casa e nós temos umas deliciosas panquecas de amêndoa e baunilha

    1. Estava tudo muito bem até chegar ao óleo Becel. Onde é que óleos vegetais são saudáveis? E olhe que eu sou grande fã e praticante de um estilo saudável. É por isso que só consumo azeite, óleo de coco, manteiga (não confundir com as margarinas, que são uma real porcaria) e banha.

    2. Tem razão, Carla, Becel não é o melhor … o coco sim. Manteiga dos Açores ou qualquer uma que tenho o mínimo de coisas … se for só sal, leite, natas … tanto melhor. Ou seja: o mais pura possível

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *