Olá, o meu nome é Ele e sou pastelariómano.
Pronto. Já assumi. Agora vou começar a desintoxicação.
Nas últimas semanas, fui tomado por uma forte dependência de pastelarias, bolos, pastéis, croissants, bolachas, biscoitos e tudo o que seja tão doce quanto calórico. E desde então a minha vida tem sido passada em cafés, lojas de bolos e casas de chá a aguar pelo próximo doce que vou devorar.
Há uns dias a coisa piorou bastante. Especialmente desde que resolvi ir lanchar ao Choupana Caffe. Agora, pense bem antes de continuar a ler este texto. Hoje é dia de brunch, de pequeno-almoço alargado e este sítio é a perdição do pequeno-almoço. Tem mesmo a certeza de que quer continuar?
Os lanches
Já se imaginou à frente de um croissant destes? Eu já. E o meu cinto também. A massa destes coissants é impressionante. Consegue ser estaladiça sem ter gordura em excesso. Está a ver aqueles rastos de manteiga que os croissants estaladiços costumam ter? Aqui não há nada disso. Estes croissants estão entre a consistência dos brioches e a leveza dos folhados. A capa é estaladiça e o interior é consistente. E não há excessos de manteiga. Em compensação tem recheios irresistíveis: chocolate e avelã, maçã e avelã, doce de ovos e amêndoa, doce de ovos e canela, Nutella ou outras opções.
Eu controlei-me e pedi apenas um croissant simples com açúcar polvilhado por cima que é qualquer coisa de divinal e ainda vinha morno. Depois, deu-me uma certa fraqueza e fui empurrado a experimentar um palmier, não tão divinal como o croissant, mas óptimo na mesma: grande, fininho, estaladiço e caramelizado por cima – daqueles que nos obriga a lamber os dedos para não os deixar peganhentos.
Para acompanhar tudo isto (sim, foi só um lanche, acham que exagerei?) pedi um maravilhoso capuccino feito com leite de soja (saudável, não foi?!). Vem servido numa chávena enorme com um óptimo café e canela ou chocolate por cima (eu escolhi canela, claro!, porque sou um rapaz muito moderado). Para finalizar, vem pelo menos um dedo de espuma no topo.
Os brunches
Mas como hoje é dia de brunch, é melhor falar de tudo o resto que existe ali e que Ela me proíbe terminantemente de comer, na sua habitual postura de Cruela de Vil das dietas. Ok, tudo não. Mas alguma coisa vale a pena aqui dizer. Por exemplo, as sanduíches feitas com bagels com um aspecto maravilhoso.
Ou as taças de iogurte com fruta e toppings à escolha.
Ou os pastéis de nata. Ou as bolas de Berlim recheadas.
Ou um irresistível folhado aberto feito de massa filo e recheado com queijo de cabra e espinafres. Ou o pão – o fantástico pão.
Eu levei para casa um óptimo pão escuro com passas e nozes, leve e ultra-macio por dentro. E um soberbo pão de alfarroba, quase preto, igualmente fofinho e com aquele fantástico sabor a alfarroba que me faz sonhar com as tartes algarvias que devoro incontrolavelmente todos os verões.
O ambiente
O espaço é enorme e com gigantescas janelas que deixam a sala repleta de luz. Tem duas zonas com mesas e cadeiras suficientemente afastadas umas das outras para não estarmos todos a conviver apesar de não nos conhecermos de lado nenhum. Há ainda um apetitoso sofá num canto que, no entanto, é ligeiramente duro – acabei sentado directamente numa mola – e uma esplanada com mesas coloridas por cima de um deck de madeira. À saída, uma grande prateleira ocupa toda a parede ao lado da porta com uma selecção de compotas, vinhos, chás e outras delícias que pode comprar para levar para casa. Mas o mais impressionante é o colossal frasco de Nutella que deixa qualquer criança a esvair-se em baba de inveja.
O serviço
Os empregados são todos simpáticos e solícitos. Além de tudo, não o pressionam para se despachar e deixar rodar as mesas. Quando eu lá estive, quase vi mais computadores do que pratos em cima das mesas. E, informação fundamental para adolescentes, tem wifi.
Agora vou ali convencer a Cruela das dietas a deixar-me trazer as crianças para tomarem aqui o pequeno-almoço de fim-de-semana.
O bom
A decoração arejada e alegre
O mau
As molas salientes no sofá
O óptimo
Os croissants e os capuccinos
Um óptimo brunch para si onde quer que estes deliciosos croissants estejam,
Ele
fotos: choupana caffe; casal mistério
Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.
No Choupana é tudo óptimo mas o capuccino é divinal. Principalmente com leite de soja!
Eu se fosse ELA não sei não…..tem de haver castigo para um ELE tão pecador….. É que não é 1 nem 2 são muitas vezes sempre a pecar…..
Hum…se calhar o casal mistério é dono da Choupana…ou teve algum patrocínio 😉, de qualquer forma, A choupana tem produtos excelentes é pena iterem diminuído o tamanho dos pastéis de nata e cobrarem o mesmo valor…é pena o serviço por vezes demasiado lento e confuso (apesar de simpático) e o preço do pão… Mas sem dúvida há que experimentar os croissants. De salientar que trabalho mesmo muito perto da Choupana e vou lá com bastante frequência.
Olá, Cristina
Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. Gostaríamos, no entanto, de lhe esclarecer um ponto que para nós é essencial: o Casal Mistério não aceita qualquer tipo de patrocínios ou sequer de ofertas de restaurantes, bares ou hotéis sobre os quais escreve. Acreditamos que só poderemos relatar uma experiência semelhante à de qualquer outro cliente se pagarmos as nossas contas como qualquer outro cliente e se não tivermos nenhum tipo de relação comercial com os donos dos espaços sobre os quais escrevemos.
Todos os dias, recebemos convites de restaurantes e hotéis para lá ficarmos gratuitamente ou para publicarmos uma crítica patrocinada. E todos os dias as recusamos.
Por isso pode ter uma garantia: pode não concordar com as críticas que publicamos, mas são totalmente honestas e imparciais.
Obrigado,
Ele