Não consigo compreender pessoas que comem jantares à séria ao domingo. Para mim, nunca se pode acabar o fim-de-semana com mais de 15 minutos na cozinha e com mais de 350 calorias no estômago.
Ok, reconheço, a palavra “nunca” é capaz de estar a ser usada com um certo exagero, mas confesse lá que o que apetece para hoje à noite não são uns ovos escalfados, umas panquecas salgadas, umas tostas douradas ou uns legumes gratinados com queijo derretido. Domingo é dia de brinner: jantares leves e rápidos para acabarmos o fim-de-semana em grande.
Para hoje, vou preparar esta espectacular receita da revista Delicious Magazine, que eu leio cá em casa com a profundidade e a atenção de uma verdadeira Economist. São uns incríveis ovos escalfados com courgettes laminadas e um cremoso molho de iogurte grego.
Tudo o que preciso é de duas courgettes laminadas, tomatinhos cherry, semetes de coentros esmagadas, piripíri (se gostar), ovos, iogurte grego, hortelã e coentros frescos picados e flocos de coco ou coco desidratado. Para saber as quantidades certas de cada ingredientes, consulte a receita original aqui.
Salteie as courgettes, durante dois a três minutos, num fio de azeite ou de óleo de colza, como sugere a receita original. Assim que ficarem douradas, passe-as para um prato e deixe-as de lado. Coloque mais um fio de azeite na frigideira e salteie, em lume médio, os tomatinhos cherry com as sementes de coentros e com o piripíri.
Quando os tomatinhos cherry começarem a rebentar, volte a colocar as fatias de courgette na frigideira, só para aquecer, e desligue o lume. Junte o iogurte grego, o coco desidratado e metade dos coentros e da hortelã. Mexa bem e tempere com sal e pimenta. Sirva com uns ovos escalfados por cima (veja aqui como fazê-los de forma perfeita) e termine com o resto dos coentros e da hortelã espalhados pelo topo.
Se não estiver de dieta absoluta, acompanhe esta maravilha com umas tostas salpicadas com azeite e flor de sal.
Um óptimo brinner para si onde quer que esteja,
Ele
receita e foto: delicious magazine