Tenho um carinho especial por paella porque era o prato preferido do meu pai. Claro que sempre comemos em restaurantes, até o meu querido Marido Mistério se aventurar a fazer esta receita da lendária Delia Smith, que descobri no site British Chefs Table. E não é que ficou uma maravilha?
Tenho de admitir que Ele é um talento e que se calhar estávamos mais ricos se abríssemos um restaurante do que a escrever um blog mas enfim…
Esta receita de paella é a clássica e tem tudo a que temos direito: arroz de açafrão, um frango suculento e marisco q.b. É maravilhosa e, por isso, vamos fazer para este fim de semana de calor.
Para isso, precisamos de comprar azeite virgem extra, chouriço, coxas de frango sem pele nem osso, sal, dois tomates chucha sem pele ralados, alho esmagado, paprika, açafrão, caldo de galinha, arroz bomba, meio quilo de camarão grande descascado, meio quilo de amêijoas e rodelas de limão.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, coza os camarões e as amêijoas à parte e reserve.
Depois, aqueça o azeite numa frigideira grande e rasa (com pelo menos 30 centímetros) em lume médio-alto no bico maior do fogão. Doure ligeiramente o chouriço, durante cerca de 1 minuto, mexendo regularmente enquanto cozinha.
Depois, transfira a mistura para uma colher de servir.
Em segundo lugar, adicione o sal e salteie o frango, mexendo periodicamente, na mesma frigideira em lume médio-alto durante cerca de 5 minutos, ou até que fique dourado.
Em terceiro lugar, transfira o frango para um lado da frigideira e coloque o tomate e o alho na outra ponta da frigideira. Frite durante cerca de 5 minutos, ou até que o tomate esteja caramelizado, mexendo ocasionalmente para misturar e ajustando o lume conforme necessário.
Enquanto mexe, aqueça o paprika e o açafrão durante aproximadamente um minuto.
Depois, tempere com sal e adicione o caldo. Devolva o chouriço e quaisquer líquidos que tenham sido recolhidos à frigideira. Deixe ferver, depois misture o arroz e cozinhe, mexendo constantemente, até o arroz absorver o líquido.
Deixe o arroz assentar por enquanto. Depois de 5 minutos em lume alto, reduza o lume para médio e continue a cozinhar por mais 5 minutos. Volte a baixar o lume e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos.
Finalmente, antes de servir os camarões e as amêijoas sobre o arroz, tempere-os com sal. Uma vez que o arroz tenha sido absorvido e esteja al dente, continue a ferver a paella durante mais 10 minutos.
O arroz fica pronto quando estiver tostado, vai começar a ouvir um som estaladiço.
Para verificar se o arroz está a dourar uniformemente, faça um buraco no centro com uma colher ou faca. Depois de ficar com um dourado profundo, retire do lume, deixe repousar durante 5 minutos e decore com as rodelas de limão antes de servir.
Uma ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: british chefs table