Hoje é Dia de Portugal. É dia de Camões e de campeões da Liga das Nações. E tinha de ser Dia de Bacalhau. Numa data destas, precisávamos de ter uma receita bem portuguesa que estivesse à altura do orgulho nacional. E quando falamos de receitas bem portuguesas, falamos de bacalhau. Não à Brás, não à Gomes de Sá, mas à Casal Mistério.
Cá em casa, todos adoramos bacalhau. E, mais ainda, se vier em lombos altos e macios daqueles que se separam em fabulosas lascas brancas suculentas.
Felizmente, temos cá em casa os divinais lombos de bacalhau Riberalves pronto a cozinhar. Como vêm já demolhados, só precisa de os colocar dentro da panela e já está. Mais nada. São esses fantásticos lombos de bacalhau que vou fazer hoje para o jantar, em mais um desafio da Riberalves para criarmos receitas divinais com o seu delicioso bacalhau.
Como se trata de um feriado, vou fazer uma receita fácil e rápida. E como se trata do Dia de Portugal, vou preparar um irresistível molho de alho e coentros. Mas o melhor é ver o passo-a-passo aqui em baixo.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 4 lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar
- 6 colheres de sopa de manteiga
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de paprika
- 1 limão
- 1 mão cheia de coentros picados
- Flor de sal
- Pimenta preta moída no momento
Seque os lombos de bacalhau Riberalves com papel de cozinha. Tempere com flor de sal, pimenta preta e paprika. Pode cozinhar os lombos inteiros ou retirar-lhes as espinhas, cortando-os em nacos altos e suculentos.
Derreta duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira, em lume forte. Acrescente o alho picado e deixe aloirar. Coloque os lombos de bacalhau na frigideira e cozinhe-os durante dois minutos.
Reduza o lume para o médio e junte o resto da manteiga. Vire os lombos de bacalhau ao contrário e cozinhe-os durante mais 3 a 5 minutos do outro lado até o bacalhau estar pronto. Tenha cuidado para não o cozinhar demais.
Desligue o lume e tempere com sumo de limão espremido a gosto e coentros picados.
Vai ver se não é melhor do que gambas al ajillo.
Um óptimo Dia de Portugal para si onde quer que o bacalhau esteja,
Ele
fotos: bárbara tomaz photography para casal mistério
Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves