Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

húmus de abóbora, o meu mais recente vício saudável

Cada vez estou mais viciada em húmus. Já que estou de dieta, refugio-me, na altura dos aperitivos, nos palitos de cenoura e aipo e mergulho-os em gigantescas taças de húmus. É uma questão de sobrevivência para enganar a fome. O meu querido Marido Mistério já fez quase todo o tipo de húmus para tentar animar o meu estômago. Agora vai ter de fazer esta maravilha que descobri no blog Lazy Cat Kitchen. Demora meia hora a fazer e é uma ótima forma de abrir as hostilidades para celebrar o Carnaval.

Cá em casa celebramos o Carnaval, mascarados de Bucha e de Estica, sentados à mesa. Não vou dizer quem é que se mascara de quem, para não terem pena de mim. E não, não preciso de pôr uma almofada na barriga. Basta-me a fatiota mesmo.

O meu querido Marido Mistério vai precisar de uma abóbora descascada e sem sementes, sumo de limão, um dente de alho esmagado, tahine, sal, piripíri, azeite, coentros e sementes de sésamo brancas e pretas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

lebanese-pumpkin-hummus-800x1200.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Corte a abóbora em pequenos pedaços e tempere com sal. Leve ao forno durante 30 minutos até ficar macia e ligeiramente caramelizada. Se preferir, pode cozer a abóbora.

Transfira a abóbora para o liquidificador e junte o tahine, o alho, o sal, o piripíri e o sumo de limão até obter um creme macio. Se ficar demasiado espesso, acrescente uma a duas colheres de sopa de água.

Coloque o húmus no prato que vai servir e alise o topo com as costas de uma colher. Espalhe por cima um fio de azeite e decore com as sementes de sésamo e as ervas aromáticas.

Sirva com pão pita tostado (se puder), se não puder, corte uns palitos de cenoura e aipo para acompanhar.

 

Um ótimo Carnaval,

Ela

 

receita e foto: lazy cat kitchen