húmus de feijão branco com alcachofras e pinhões, o meu presente de natal para as tias mistério

    O húmus está para a minha vida assim como o incenso estava para a vida do Belchior. Eu sei… quem ofereceu incenso foi o Gaspar… mas eu também não gosto de fazer o húmus tradicional, por isso vejo-me mais como o Belchior que queria mesmo era ter oferecido incenso e teve de dar ouro. Mas o melhor é parar com as analogias natalícias e passar às realidades culinárias.

    Este ano, eu vou distribuir frascos de húmus por toda a Família Mistério. Em vez de dar o habitual par de meias às tias, aos tios e aos primos mistério, vou disseminar frascos de húmus por toda a família. Adoro comer húmus como entrada. Adoro espalhar húmus por cima de tostas fininhas. Adoro mergulhar chips de batata doce em húmus. E adoro ainda mais variar as receitas. Foi por isso que fiquei encantado com esta maravilhosa criação do blog Heartbeet Kitchen: um húmus de feijão branco com alcachofras e pinhões. Quem é que resiste a esta delícia? Ainda por cima, é mais fácil de fazer do que descobrir um novo administrador da Caixa Geral de Depósitos a cada mês que passa.

    Para fazer esta maravilha, só vou precisar de feijão branco de lata, alho sem a parte do meio, molho tahini, azeite, um pouco da água de conserva retirada da lata de feijão, sumo de limão espremido, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para o topping, tenho de ter de salsa, pinhões tostados, especiarias a gosto e corações de alcachofras. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    white-bean-hummus-3.jpg

     

    Agora chegou a maior maravilha do húmus: a facilidade e rapidez com que se prepara. Comece por triturar o feijão com o alho, o molho tahini e o azeite durante cerca de 40 segundos, parando a meio para rapar com uma espátula o que se agarrar à parede do copo. A seguir junte uma parte da água da lata ou do frasco de feijão, o sumo de limão, a flor de sal e a pimenta e triture durante mais cerca de 2 minutos, até ficar com um creme verdadeiramente suave e aveludado. E já está. Espalhe os toppings e pode servir – ou colocar num frasco para oferecer.

    Famílias deste país, estejam atentas: quando começarem a receber frascos de húmus no Natal, é porque o Casal Mistério anda por perto.

     

    Um óptimo Natal para si onde quer que o húmus esteja,

    Ele

     

    receita e foto: heartbeet kitchen

    Um comentário em “húmus de feijão branco com alcachofras e pinhões, o meu presente de natal para as tias mistério

    1. Ola. Humus de grao-de-bico, ja conhecia, esse não, mas promete ser delicioso. Eu chamo germe à tal “pele” do alho, que é o que permite o alho germinar quando é plantado na terra.
      Sigo-vos ha meses e vivo num país onde a gastronomia tem uma longa tradiçao e reconhecimento mundial, mas as vossas sugestoes sao as minhas preferidas. Em breve vou a Portugal e vou comprar o vosso livro. Cumprimentos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *