Sou a única criatura do mundo que tem filhos com gostos exóticos? A minha filha adolescente, que tem tanta força de vontade como eu a fazer dietas, só gosta de frutos estranhos. Se eu trago para casa bananas, maçãs ou tangerinas, olha para mim horrorizada e nem lhes toca. E quando abre o frigorífico com aquele ar blasé, tão típico dos adolescentes, e profere a frase fatal, eu começo a ouvir a música do Phsyco dentro da minha cabeça:
– Nunca há fruta nesta casa. Eu bem que tento fazer dieta, mas assim é impossível.
Eu respiro fundo, abro um sorriso doce, de mãe amorosa e dedicada, e respondo:
– Então não há? Ainda ontem comprei bananas, clementinas, maçãs.
– Oh, mãe, fruta boa!
Fruta boa é como quem diz: papaia, dióspiros e mirtilos. É impressionante a voracidade com que aquela criatura devora mirtilos. É fina, a miúda. Porque o preço de cada caixa de mirtilos dá para alimentar toda uma família. Mas como a “pobre criança” anda a estudar muito, porque está num ano decisivo, o meu querido Marido Mistério (que faz tudo pelas suas crias) comprou-lhe um carregamento para animar as tardes de estudo da “sua princesa”. E não é que me viciei nesta receita ótima que ela descobriu no blog Shades of Cinnamon? Tem sido o pequeno-almoço e o lanche da Família Mistério dia sim, dia não.
Só preciso de granola caseira (espreite esta receita caseira ou compre a sua preferida no supermercado), mirtilos ou outros frutos vermelhos à sua escolha e iogurte natural.
Depois é mais fácil e mais rápida do que a sombra do Lucky Luke: disponha num frasco ou num copo de vidro uma camada de iogurte natural, uma camada de mirtilos e uma camada de granola, e assim sucessivamente até chegar ao topo. Decore com uma folha de hortelã e delicie-se sem culpas e de forma saudável!
Um ótimo e saudável domingo,
Ela
receita e foto: shades of cinnamon