Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

já experimentou gyudon? é a versão japonesa de bife com arroz, mas em bom!

18.03.22

Gyudon significa “tigela com carne” em japonês. E de facto o nome não pode ser mais explicativo. Esta receita é basicamente uma tigela de arroz com um bife cortado em fatias fininhas cozinhado num molho doce que mistura soja e mirin. Então com o belo do ovo a cavalo, é uma maravilha.

Esta versão é do blog The Woks of Life e precisa dos seguintes ingredientes: óleo vegetal ou de canola, cebolas cortadas em rodelas muito fininhas, um bife cortado em fatias fininhas, açúcar, molho mirin, molho de soja, caldo de galinha, ovos, arroz branco cozido, cebolinho picado e sementes de sésamo tostadas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

gyudon-2.jpg

 

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal numa frigideira grande em lume médio alto e cozinhe as fatias de cebola durante cerca de 10 minutos, mexendo várias vezes.

Adicione o bife e o açúcar e deixe cozinhar até a carne ficar acastanhada. Acrescente o molho mirin, o molho de soja e o caldo de galinha. Deixe ferver em lume brando, durante cerca de 10 a 15 minutos, até reduzir o molho.

Prove e tempere. Acrescente um pouco mais de molho de soja, se precisar.

Enquanto isso, estrele os ovos numa frigideira à parte. Não deixe as gemas secarem, a ideia é ficarem líquidas.

Quando o bife estiver pronto, divida o arroz pelas taças, coloque as fatias de carne por cima e finalize com um ovo estrelado em cada uma das taças.

Decore com cebolinho picado e sementes de sésamo tostadas.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: the woks of life