já ouviu falar de oatzempic, a nova tendência de dieta do tiktok?

    Primeiro, antes de lhe falar do Oatzempic, tenho de lhe fazer outra pergunta: já ouviu falar do Ozempic? A injeção semanal que basicamente é um remédio milagroso para diabéticos tipo 2 mas que está esgotado nas farmácias de todo o país? Isto porque retira o apetite atrasando a digestão de tal forma que os resultados são surpreendentes. O problema é que o Ozempic está na moda para quem quer perder peso mas faz falta aos diabéticos tipo 2. Por isso, a probabilidade de encontrar uma embalagem de Ozempic numa farmácia portuguesa é menor do que se deparar com André Ventura e Mariana Mortágua num jantar romântico.

    Foi assim que, depois da febre do Ozempic, associado às irmãs Kardashian nos EUA, nasceu uma nova tendência no TikTok: o Oatzempic.

    E o que é o Oatzempic?

    É basicamente uma bebida que mistura aveia, água e sumo de lima. E claro que a receita se tornou viral e até surgiu logo o clássico “Oatzempic Challenge”.

    As opiniões divergem mas de uma maneira geral o veredicto é que se trata de uma bebida aguada. Ponto. É evidente que se só tomar Oatzempic vai emagrecer rapidamente, tal como acontece com todas as dietas à base de líquidos. A teoria por detrás da febre do Oatzempic é que a aveia, por ser rica em fibras e ter baixo índice glicémico, proporciona saciedade e estabiliza os níveis de açúcar no sangue. A lima, além de ser um antioxidante e fonte de vitamina C, também contém fibras, contribuindo para a mesma sensação de saciedade, retirando obviamente o apetite. Ao todo, um copo bem cheio de Oatzempic terá cerca de 170 calorias.

    Claro que todos os médicos e nutricionistas apelam a uma dieta equilibrada mas a verdade é que são unânimes em considerar esta bebida saudável. Só que o problema é que muita gente anda fazer horas de jejum intermitente e, depois, só bebe o Oatzempic, o que é claramente insuficiente. O ideal é tomá-lo por exemplo ao pequeno-almoço mas no quadro de um regime alimentar equilibrado. Se bem que muitos nutricionistas sugerem optar por papas de aveia ou panquecas de aveia porque pelo menos contêm proteínas.

    Eu, claro, vou experimentar. Pelo sim pelo não, aqui fica a receita do Oatzempic:

    Ingredientes

    Para 1 pessoa

    • 45 g de aveia
    • 240 ml de água
    • Sumo de meia lima

     

    Misture os 3 ingredientes no liquidificador e beba.

    Agora, conte-nos: o que achou?

     

    Boas receitas e boa dieta para quem está na luta,

    Ela

     

    foto: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *