jantar fácil para começar a semana

    Segunda-feira é o chamado Dia Sérgio Conceição. Temos sempre alguma coisa de que nos queixar. Ou é o excesso de trabalho, ou é o trânsito a mais, ou é o chefe que está comprado. Não vale a pena, aconteça o que acontecer, queixamo-nos. E por isso precisamos de simplificar o nosso fim de dia com um jantar fácil para começar a semana um bocadinho melhor. Mas como estamos no meio desta vaga de calor absurda, já agora que também seja um jantar leve e fresco.

    A solução para todos os nossos problemas chegou através do sempre útil site The Kitchn. De ingredientes só vamos precisar de tomatinhos cherry, azeite, espargos verdes frescos e fininhos aparados e cortados em pedaços, alho ralado, queijo ricotta gordo, queijo parmesão, limão, manjericão fresco picado, rúcula e spaghetti. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Comece por misturar, numa taça grande, os tomatinhos cherry com uma colher de sopa de azeite e uma pitada de flor de sal e de pimenta preta moída no momento. Espalhe por metade de um tabuleiro de ir ao forno. Na mesma taça, sem a lavar, faça o mesmo com os espargos, mas adicione também o alho ralado. Espalhe os espargos pela outra metade do tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 15 a 20 minutos, até os tomatinhos rebentarem e os espargos ficarem crocantes.

    Enquanto isso, coloque a massa a cozer, seguindo as instruções da embalagem e use a mesma taça dos espargos para preparar o creme de ricotta. Sem lavar a taça, misture lá dentro o ricotta com o parmesão ralado, o sumo e as raspas de limão,, o manjericão picado e mais uma colher de sopa de azeite virgem extra. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

    Assim que o ricotta estiver cremoso, escorra a massa, guardando cerca de 100 ml da água da cozedura. Volte a colocar a massa na panela com metade dessa água, a rúcula, o ricotta, o tomate e os espargos e misture, em lume brando, durante cerca de um minuto, acrescentando mais água da cozedura se for necessário. Corrija os temperos e sirva com mais manjericão espalhado por cima. E mais ricotta também não fica nada mal.

     

    Um jantar fácil para começar bem a semana, onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *