jantar para dias em que não lhe apetece cozinhar: ovos no forno com espinafres, queijo e presunto

    Esta receita é perfeita para quem está sozinho em casa e não tem paciência para cozinhar. Primeiro, é feita em ramequins individuais, por isso é fácil fazer o jantar só para uma pessoa sem ficar com sobras. Depois, os ramequins passam directamente do forno para a mesa, o que significa que nem tem de lavar o seu prato. Finalmente, é facílima de preparar, o que quer dizer que eu já estou quase na cozinha.

    A maravilhosa receita é do sempre útil blog Williams Sonoma e leva apenas ingredientes fáceis de ter em casa. Vai precisar de ovos, espinafres baby, manteiga, azeite, presunto picado, natas, noz moscada e queijo parmesão ralado no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    17342188-D1D4-4DD1-8F5B-6DA3943911F4.jpeg

     

    O primeiro passo é cozinhar os espinafres. Derreta uma colher de sopa de manteiga numa panela e vá acrescentado os espinafres, uma mão cheia de cada vez. Cozinhe os espinafres durante 1 a 3 minutos até murcharem. Depois escorra, num passador, a água que libertaram e pique-os.

    Coloque agora o presunto e um fio de azeite na panela, em lume médio, e salteie até derreter a gordura. Acrescente os espinafres e as natas e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando. Assim que as natas engrossarem e reduzirem a cerca de quatro colheres de sopa, ajuste os temperos de sal e pimenta, acrescente a noz moscada e divida tudo por quatro ramequins, untados com manteiga e com capacidade para 180 ml.

    Abra um ovo por cima de cada ramequim, tempere com sal e pimenta e salpique o topo com mais uma colher de chá de natas antes de levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 10 a 15 minutos. Vá controlando como estão os ovos porque o ideal é retirá-los quando as claras estiverem firmes e as gemas ainda cremosas. Espalhe por cima uma colher de parmesão ralado e sirva. Com uma tosta de pão alentejano a acompanhar, está feito o meu jantar perfeito para uma noite de domingo.

     

    Um óptimo jantar de domingo para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: williams sonoma

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *