laksa de camarão e coco para apimentar mais um fim de semana em confinamento

    Não se assuste com o nome. Laksa é basicamente uma sopa de noodles típica da região do Sudeste Asiático, mais concretamente da Indonésia, Tailândia, Singapura ou Malásia, por exemplo. Parece complicada mas esta receita do blog da Heather Christo é muito fácil de fazer e fica pronta a meia hora. E vai ser o nosso jantar de hoje. Só para fingir que estamos algures no outro lado do mundo!

    Tem de ter em casa camarão cru com casca, óleo de coco, uma cebola amarela picada, dois dentes de alho picados, gengibre fresco ralado, uma malagueta picada, pasta de caril vermelha, noodles de arroz, caldo de galinha, leite de coco, flor de sal, manjericão, hortelã e rodelas de lima.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    18392478550_dcb1b241ab_c.jpg

     

    Descasque o camarão e reserve as cascas. Lave o camarão e ponha de lado a escorrer.

    Aqueça o óleo de coco numa panela grande em lume médio e junte a cebola, o alho, o gengibre e a malagueta, bem como as cascas de camarão. Deixe saltear em lume médio durante cerca de 10 minutos, mexendo várias vezes, até a cebola, o alho e o gengibre ficarem dourados e macios.

    Enquanto isso, ferva uma panela com água e sal. Coza os noodles seguindo as indicações da embalagem, durante cerca de 3 minutos. Depois, escorra, passe por água fria e escorra novamente. Reserve.

    Junte a pasta de caril à mistura da cebola, do alho, do gengibre e da malagueta e aumente o lume para médio alto. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos.

    Retire as cascas de camarão e transfira o resto para o liquidificador. Triture bem, na potência máxima, até obter um creme macio. Volte a colocar na panela e adicione o caldo de galinha. Mexa bem.

    Reduza para lume médio e acrescente o leite de coco. Tempere com flor de sal. Deixe o caldo ferver e junte o camarão e os noodles cozidos. Confirme e ajuste os temperos, se precisar.

    Divida a sopa de noodles pelas taças que vai servir e decore com folhas de manjericão, hortelã e rodelas de lima.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: heather christo

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *