Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

lasanha com burrata e pesto, o jantar ideal para toda a família

14.09.22

Nesta semana de regresso às aulas, as crianças chegam a casa mais esfomeadas do que nunca. Nada como uma lasanha para lhes dar energia para um novo ano letivo. Esta receita do blog The Original Dish é uma tentação e não há ninguém que lhe resista. Ok, só aquelas-pessoas-que-não-consigo-compreender-que-dizem-que-não-gostam-de-queijo. Mas essas não contam. Não têm paladar.

Para fazer esta maravilha, precisa de ter em casa manjericão fresco, espinafres, parmesão ralado, pinhões, alho picado, raspas e sumo de meio limão e azeite para o molho pesto. Depois, para a lasanha propriamente dita, precisa de mais azeite, uma cebola cortada em rodelas fininhas, chalotas cortadas em rodelas muito fininhas, tomate esmagado em lata, orégãos, piripíri, massa de lasanha, queijo ricotta, queijo mozzarella ralado, parmesão ralado, uma burrata, sal, pimenta preta moída e folhas de orégãos para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Christmas-Burrata-Pesto-Lasagna-8-1-768x1152.jpg

 

Comece por fazer o molho pesto:  junte o manjericão fresco, os espinafres, os pinhões, o alho, as raspas e o sumo de limão no liquidificador. Misture tudo até ficar bem triturado. Ainda com o liquidificador ligado, adicione gradualmente o azeite e tempere com sal, até obter a consistência do molho pesto. Reserve.

Faça agora a lasanha: aqueça uma panela grande em lume médio. Adicione azeite o suficiente para revestir o fundo. Junte a cebola e as chalotas. Tempere com uma boa pitada de sal e pimenta preta moída. Salteie até ficarem macias e caramelizadas.

Adicione o tomate esmagado, os orégãos e o piripíri.

Deixe o molho ferver em lume brando durante 25 minutos. Tempere e desligue o lume.

Enquanto isso, ferva a massa da lasanha numa panela com água e sal. Mexa e deixe ferver durante 4 minutos. Escorra a massa e passe-a por água fria até arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 230º C e unte uma travessa ou um pirex grande com azeite.

Coloque no fundo 9 folhas de massa de lasanha numa única camada, sobrepondo-as ligeiramente. Ponha por cima pela seguinte ordem: 1/3 da ricotta, 1/6 do molho de tomate, ¼ do pesto, ¼ da mozzarella, 1/3 do parmesão. Depois, volte a colocar mais 9 folhas de massa de lasanha, 1/6 do molho de tomate, mais 9 folhas de massa de lasanha, 1/3 da ricotta, 1/6 do molho de tomate, ¼ do molho pesto, ¼ da mozzarella, 1/3 do parmesão, e novamente mais 9 folhas de massa de lasanha, 1/6 do molho de tomate, mais 9 folhas de massa de lasanha, 1/3 da ricotta, 1/6 do molho de tomate, ¼ do molho pesto, ¼ da mozzarella, 1/3 do parmesão, e finalmente mais 9 folhas de massa de lasanha, 1/6 do molho de tomate, ¼ do molho pesto e ¼ da mozzarella. Ufa!

Tape a travessa com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 20 minutos.

Baixe a temperatura do forno para os 180º C e retire a folha de papel de alumínio.

Corte a burrata em pedaços e espalhe por cima da lasanha.

Volte a colocá-la no forno durante mais 20 minutos.

Mude o forno para a função de grelhador e deixe a lasanha durante mais 2 a 3 minutos até ficar dourada no topo.

Tempere com pimenta preta moída, decore com as folhas de orégão e corte em quadrados para servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: the original dish