O queijo haloumi nasceu no Chipre e é muito parecido com o queijo de coalho brasileiro. É delicioso, tem uma consistência firme e um sabor ligeiramente salgado. Por isso, é ótimo para grelhar ou assar no forno. Além disso, encontra facilmente nos supermercados. Como sou fã deste queijo, estou a sonhar com esta lasanha de haloumi desde que a descobri no site da Donna Hay.
Além de ser uma receita muito fácil de fazer, é deliciosa.
Para isso, precisamos de comprar tomate cherry, alho esmagado, vinagre balsâmico, azeite virgem extra, sal e pimenta preta moída, manjericão fresco, espinafres picados, massa de lasanha integral, queijo mozzarella ralado, haloumi fatiado e molho pesto.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C.
A seguir, espalhe o tomate cherry, o alho, o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal.
Leve ao forno durante 15 minutos ou até o tomate começar a amaciar.
Enquanto isso, coza a massa de lasanha numa panela grande com água e sal a ferver, durante 4 a 5 minutos, até as folhas da massa ficarem parcialmente cozinhadas. Depois, reserve.
Entretanto, transfira o tomate assado juntamente com o manjericão fresco e os espinafres para uma taça grande e misture até os espinafres começarem a murchar.
A seguir, coloque duas folhas de massa da lasanha no fundo de uma travessa ou pirex. Depois, espalhe por cima 1/3 da mistura do tomate e 1/3 da mozzarella ralada. Repita duas vezes a mesma sequência e termine com o resto das folhas de massa da lasanha.
Finalmente, espalhe as fatias de haloumi por cima e alguns tomates cherry ainda com a rama.
Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até o haloumi começar a ficar dourado no topo.
Decore com o molho pesto antes de servir.
Uma ótima semana,
Ela