Confesso que esta receita nasceu no momento em que olhei para o bar cá de casa e vi uma garrafa de sherry que estava ali acampada há uns cinco ou seis natais. É daqueles presentes amorosos que recebemos do tio da mãe do sobrinho do irmão do pai daquele nosso primo em 12.º grau que vemos uma vez por ano no dia de Natal e de quem nunca nos lembramos do nome. No entanto, há sempre o tal momento constrangedor em que ele nos entrega um presente e nós não sabemos bem o que fazer porque… não comprámos nada.
Eu tenho uma técnica infalível. Olho para Ela e pergunto, com um ar incrédulo:
– Então, Ela, onde é que puseste o presente que comprámos tão carinhosamente aqui para o primo que não víamos há tanto tempo? E para o tio da mãe do sobrinho do irmão do pai dele, que nos comprou esta deliciosa garrafa de sherry? Não me digas que deixaste no carro… O quê?! Deixaste em casa?! Oh, minha santa Efigénia, como é que te pudeste esquecer?!
Costuma resultar. Pelo menos, ele finge que acredita. E eu volto sempre para casa com uma garrafa nova de alguma coisa que invariavelmente não costumo beber (devo ter cara de quem gosta de pinga…). Daquela vez, foi um sherry. Que esta semana terminou em cima de um delicioso linguine nero com camarão. Os astros gastronómicos conjugaram-se: no congelador estava uma embalagem de camarão e na despensa estava um delicioso linguine nero comprado no Lidl. Posto isto…
Os ingredientes
- 500 g de linguine nero
- 350 g de camarão médio
- 80 g de manteiga
- 50 ml de sherry
- 2 dl de natas
- Um molho de cebolinho
- Azeite
- Sal
- Pimenta
…comece por ferver o linguine com água e sal até ficar al dente – menos um minuto do que o tempo previsto na embalagem. Enquanto isso, coloque a manteiga a derreter numa panela média. Acrescente metade do cebolinho e os camarões e deixe fritar em lume brando um minuto ou dois, sem ferver para não queimar a manteiga. Junte as natas e o sherry e vá mexendo. Assim que os camarões estiverem prontos, retire-os. Tenha atenção para não os cozinhar demais – os camarões devem ficar mal passados, caso contrário secam. Continue a cozinhar o molho por uns minutos enquanto mexe, até reduzir um pouco a quantidade.
Retire o linguine, passe-o por água fria para tirar a goma e coloque-o numa frigideira com um fio de azeite durante um minuto ou dois para ficar húmido. Sirva a massa numa taça e junte o molho e o camarão. Ou, se preferir, junte apenas no prato. Tempere agora com sal grosso, pimenta e o resto do cebolinho. Assim, fica menos salgado e vai sentir as pedras do sal ao trincar.
Quem é que deu um bom presente de Natal, quem foi?
Um abraço para o tio da mãe do sobrinho do irmão do pai do nosso primo em 12.º grau, onde quer que ele esteja,
Ele
fotos: casal mistério
Que delícia… Tenho que começar a adotar essa desculpa, que tem tudo para resultar… só espero que a minha cara-metade não se engasgue 😉
Mmmmm – bem me apetecia experimentar essa receita, mas infelizmente falta-me o principal: o tio do sobrinho da prima que me há-de oferecer a garrafinha de sherry…
Para os camarões ficarem saborosos e estaladiços, costumo envolvê-los em farinha antes de os fritar. Que acham deste truque?
Já experimentei essa massa negra e adorei, e além disso, acho que fica super lindo no prato! :))
“devo ter cara de quem gosta de pinga”, ahahahahaha!
Ver uma massa preta, ui!
Mas lendo os comentários, parece ser deliciosa.
O que eu descubro neste blog!