Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

lombo de salmão curado com beterraba, provavelmente o prato mais bonito do ano

Olhe-me só para esta cor! Parece que o salmão passou um dia inteiro na praia, sem protector solar, e voltou com um escaldão no lombo. Mas não. O segredo para esta cor deslumbrante está numa divinal cura feita com beterraba, endro, limão e flor de sal. 

Tudo o que precisa de fazer é cobrir o salmão com beterraba ralada e deixá-lo absorver lentamente os sabores e esta cor fabulosa. O resultado é o peixe a curar calmamente na própria cobertura e a ficar com uma textura e um sabor únicos.

A incrível ideia é do fantástico site The Kitchn e é facílima de preparar. Tudo o que vai precisar é de um lombo de salmão fresco com pele, flor de sal, açúcar mascavado, raspas de dois limões, endro picado e a estrela do dia: a fabulosa beterraba, descascada e ralada grossa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Beet-Cured-Salmon_003.jpeg

 

Primeira missão: secar bem o lombo de salmão com papel de cozinha. Feito isso, coloque o lombo, com a pele para cima, num tabuleiro com as bordas altas.

Segunda missão: juntar a flor de sal com as raspas de limão e o açúcar mascavado, numa taça. Misture tudo muito bem com as mãos e depois esfregue um terço desta mistura por cima da pele do salmão. Vire o salmão ao contrário e esfregue os outros dois terços por cima do peixe, colocando mais na parte mais alta e menos na mais baixa.

Terceira missão: espalhe o endro picado por cima do lado sem pele e depois a beterraba ralada, cobrindo também os lados do peixe. Tape tudo com película aderente e coloque outro tabuleiro por cima do salmão. Termine pondo umas latas cheias por cima deste tabuleiro para criar peso em cima do peixe.

Quarta e última missão: leve o salmão espalmado, entre os dois tabuleiros, ao frigorífico durante dois a três dias, até o peixe ficar firme e bem curado por fora.

No momento de comer, limpe bem o salmão com papel de cozinha (não o passe por água se não vai perder o sabor) e corte-o em fatias fininhas. Sirva as fatias de salmão por cima de uma salada, ou numa tosta com queijo creme e lâminas de pepino.

Eu já estou a babar com esta maravilha. Qual salmão fumado, qual quê?! A partir de agora, só entra nesta casa salmão curado em beterraba.

 

Um óptimo salmão para si onde quer que a beterraba esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn