Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

lombos de bacalhau crocantes com molho de queijo derretido, um jantar delicioso e fácil de fazer

ribeiralves-5.jpg

Há momentos que não se explicam, vivem-se! Ver o nascer do Sol na savana africana, subir ao topo do Kilimanjaro, trincar um ingrediente crocante por fora e macio e suculento por dentro. Aquela sensação única do estalar da cobertura a caminho da suavidade do recheio... Aquele prazer inexplicável do contraste de texturas e de sabores... Aquela...

...Aquela nada, que eu já estou a babar como se tivesse as cataratas do Niagara implantadas no céu da boca. Se acha que eu estou para aqui a falar de mousses de chocolate ou de pavlovas de merengue, está profundamente enganado. Estou a falar de um petisco fácil e divinal. De uma receita simples e deliciosa. De um jantar para a família ou para os amigos: uns fenomenais lombos de bacalhau cobertos por uma crosta crocante e acompanhados por um molho de queijo derretido.

Quando a Riberalves nos desafiou a criar receitas originais com os seus deliciosos lombos de bacalhau pronto a cozinhar, eu enfiei-me na nossa Cozinha Mistério a experimentar os mais inesperados almoços e jantares com bacalhau. E este foi eleito, pela Família Mistério, o mais delicioso de todos. É fácil e rápido de fazer. E tanto dá para um jantar de família, a um dia de semana, como para um programa especial ao fim-de-semana.

 

 

Ingredientes

Para 4 pessoas

ribeiralves-2.jpg

  • 4 lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar
  • Flor de sal q.b.
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 dentes de alho picados
  • 50 g de pão ralado
  • 50 g de queijo Parmesão ralado fininho

Para o molho de queijo

  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 pacotes de natas
  • 250 ml de leite
  • 4 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado
  • Flor de sal
  • Pimenta preta moída no momento

 

Para fazer o molho de queijo, vai precisar de derreter a manteiga numa panela, em lume médio. Acrescente o amido de milho gradualmente enquanto continua a mexer durante cerca de um minuto. Sempre sem parar de mexer, acrescente agora, aos poucos, as natas e o leite. Finalmente, coloque o queijo.

Reduza o lume para o mínimo e mexa de vez em quando, deixando o molho apurar durante cerca de 10 minutos. A ideia é que fique com uma consistência cremosa e levezinha. Se engrossar muito, pode sempre acrescentar mais leite. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Feito o molho, misture o pão ralado com o queijo ralado fininho. Se preferir, pode usar broa ralada em vez de pão. Noutra taça, junte a manteiga derretida com o alho picado.

ribeiralves-9.jpg

Coloque os lombos de bacalhau Riberalves num pirex pincelado com azeite. Tempere-os com flor de sal e depois pincele-os com a manteiga de alho derretida. Guarde a manteiga que sobrar.

Espalhe o pão ralado com queijo por cima dos lombos de bacalhau e termine salpicando-os com o que sobrou da manteiga de alho.

Deite o molho de queijo para o fundo do pirex, deixando só o topo dos lombos de bacalhau de fora do molho, e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos. Quando o molho começar a borbulhar, passe o forno para o modo de grelhador e deixe tostar a crosta no topo dos lombos durante cerca de 5 minutos.

Sirva com uns brócolos cozidos mergulhados neste molho divinal.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o bacalhau esteja,

Ele

 

fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para o casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves