Há momentos que não se explicam, vivem-se! Ver o nascer do Sol na savana africana, subir ao topo do Kilimanjaro, trincar um ingrediente crocante por fora e macio e suculento por dentro. Aquela sensação única do estalar da cobertura a caminho da suavidade do recheio… Aquele prazer inexplicável do contraste de texturas e de sabores… Aquela…
…Aquela nada, que eu já estou a babar como se tivesse as cataratas do Niagara implantadas no céu da boca. Se acha que eu estou para aqui a falar de mousses de chocolate ou de pavlovas de merengue, está profundamente enganado. Estou a falar de um petisco fácil e divinal. De uma receita simples e deliciosa. De um jantar para a família ou para os amigos: uns fenomenais lombos de bacalhau cobertos por uma crosta crocante e acompanhados por um molho de queijo derretido.
Quando a Riberalves nos desafiou a criar receitas originais com os seus deliciosos lombos de bacalhau pronto a cozinhar, eu enfiei-me na nossa Cozinha Mistério a experimentar os mais inesperados almoços e jantares com bacalhau. E este foi eleito, pela Família Mistério, o mais delicioso de todos. É fácil e rápido de fazer. E tanto dá para um jantar de família, a um dia de semana, como para um programa especial ao fim-de-semana.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 4 lombos de bacalhau Riberalves Pronto a Cozinhar
- Flor de sal q.b.
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 dentes de alho picados
- 50 g de pão ralado
- 50 g de queijo Parmesão ralado fininho
Para o molho de queijo
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 2 pacotes de natas
- 250 ml de leite
- 4 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado
- Flor de sal
- Pimenta preta moída no momento
Para fazer o molho de queijo, vai precisar de derreter a manteiga numa panela, em lume médio. Acrescente o amido de milho gradualmente enquanto continua a mexer durante cerca de um minuto. Sempre sem parar de mexer, acrescente agora, aos poucos, as natas e o leite. Finalmente, coloque o queijo.
Reduza o lume para o mínimo e mexa de vez em quando, deixando o molho apurar durante cerca de 10 minutos. A ideia é que fique com uma consistência cremosa e levezinha. Se engrossar muito, pode sempre acrescentar mais leite. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.
Feito o molho, misture o pão ralado com o queijo ralado fininho. Se preferir, pode usar broa ralada em vez de pão. Noutra taça, junte a manteiga derretida com o alho picado.
Coloque os lombos de bacalhau Riberalves num pirex pincelado com azeite. Tempere-os com flor de sal e depois pincele-os com a manteiga de alho derretida. Guarde a manteiga que sobrar.
Espalhe o pão ralado com queijo por cima dos lombos de bacalhau e termine salpicando-os com o que sobrou da manteiga de alho.
Deite o molho de queijo para o fundo do pirex, deixando só o topo dos lombos de bacalhau de fora do molho, e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos. Quando o molho começar a borbulhar, passe o forno para o modo de grelhador e deixe tostar a crosta no topo dos lombos durante cerca de 5 minutos.
Sirva com uns brócolos cozidos mergulhados neste molho divinal.
Um óptimo jantar para si onde quer que o bacalhau esteja,
Ele
fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para o casal mistério
Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves