Em dez minutos, Bruno de Carvalho pode conseguir apresentar três providências cautelares, assumir a presidência do Sporting, ser expulso do estádio, afinal já não ser presidente do Sporting, mandar 10 SMS aos jogadores e ainda colocar umas cartas no correio a explicar aos bancos porque é que devia ser ele o presidente do clube… mas eu, em dez minutos, infelizmente não consigo fazer o jantar. Quer dizer, não conseguia… até ter descoberto estes estrondosos e suculentos lombos de salmão e abacate que são perfeitos para um dia de Verão.
Está a ver aqueles dias em que chegamos a casa da praia, tarde e famintos, e em que só queremos sentar-nos à mesa a comer? Nesses dias, eu faço sempre estes divinais lombos de salmão. Para o molho é só ligar o liquidificador e já está. O salmão fica pronto em cinco minutos. Acompanha com uma salada mista e está feito. Light, rápido e delicioso! E nem precisa de acompanhamento porque o creme de abacate tira-lhe a fome.
Tudo o que precisa é de ver este vídeo de 50 segundos – enquanto o Bruno de Carvalho avança com mais uma impugnaçãozinha.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 4 lombos de de salmão grandes
- Azeite
- Flor de sal e pimenta preta a gosto
- Manjericão fresco picado para salpicar no topo
Para o creme
- 50 ml de azeite
- 4 colheres de sopa de manjericão fresco
- 1 abacate maduro
- 1 dente de alho
- Sumo de meio limão
- 60 ml de natas light ou de iogurte natural
- Flor de sal e pimenta preta a gosto
Comece por preparar o creme. Junte todos os ingredientes num liquidificador e bata até obter um creme suave e macio. Se vir que o molho está muito espesso, junte uma a duas colheres de sopa de água ou de leite até ficar com a consistência ideal.
Tempere os lombos de salmão com flor de sal e pimenta. Aqueça, em lume médio-alto, um fio de azeite numa frigideira. Quando o azeite estiver quente, coloque as postas de salmão, com a pele virada para baixo, e deixe cozinhar durante 5 minutos. Vire o salmão e deixe mais um minuto, só para tostar o topo.
Sirva os lombos de salmão com o creme de abacate por cima e umas folhas de manjericão salpicadas pelo topo. Acompanhe com uma salada mista com tomatinhos cherry cortados ao meio e com uns quartos de limão para espremer. Vai ver como o salmão e o abacate o vão deixar cheio. Se, mesmo assim, ainda estiver com fome, faça um arroz soltinho que também fica espectacular.
Um óptimo salmão para si onde quer que o abacate esteja,
Ele
vídeo e foto: casal mistério