manteiga de castanha, um presente irresistível e original para oferecer neste natal

    Esta maravilha do blog A Tasty Love Story arrisca-se a ficar para a história da Família Mistério como a melhor de todos os tempos. Eu sou completamente fanática por castanhas. Amo. Venero. Claro que engordam e muito, só por isso é que não como mais. E, claro, adoro doce de castanha mas confesso que nunca me tinha lembrado de fazer manteiga de castanha. Que ma-ra-vi-lha!Além disso, é uma ideia genial para oferecer no Natal à tia, ao primo, à diretora de turma, à professora de matemática ou até ao seu PT. Como é saudável, até ele vai aprovar. Além de sair muito mais barato, é delicioso e tem muito mais valor porque é feito por si.

    Só precisa de castanhas, nozes, óleo de girassol, sal e água. Só? Só. Se tenho a certeza? Absoluta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

    DSC_01ch62-21-600x400.jpg

     

    Comece por preparar as castanhas: pré-aqueça o forno a 200º C. Com uma faca afiada, faça uma cruz no topo de cada uma. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire-lhes as cascas enquanto ainda estão quentes. Volte a colocá-las no forno durante mais 5 a 7 minutos até ficarem douradas e brilhantes.

    Misture no liquidificador as castanhas e as nozes até ficarem bem raladas. Depois acrescente o óleo de girassol e o sal e misture novamente. Junte uma colher de sopa de água de cada vez e vá misturando até obter uma textura cremosa. Tempere com sal. Mantenha a manteiga num frasco no frigorífico. Vai ver que dura pelo menos duas semanas.

    Se fizer o suficiente para vários frascos, coloca umas tampas de serapilheira e decora com uma folha de azevinho e vai ver os sorrisos a multiplicarem-se neste Natal.

      

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: a tasty love story

     

    3 comentários em “manteiga de castanha, um presente irresistível e original para oferecer neste natal

    1. Bom dia.
      Acho que vou experimentar para este Natal.
      A receita menciona óleo de girassol, mas acima é mencionado óleo de girassol e depois de sésamo. Será óleo de girassol, correcto?

    2. Bom dia. Peço desculpa pela dúvida, mas será que podemos utilizar castanhas congeladas, já sem casca?
      Descongelam-se e vão ao forno um pouco menos de tempo?
      Obrigado e Boas Festas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *