massa anelli com molho de tomate, o jantar que os seus filhos vão adorar

    Basicamente esta massa anelli com molho de tomate é a versão caseira dos Spaghetti-Os. E o que são Spaghetti-Os? Boa pergunta, também não fazia ideia, por isso, fui investigar. Então, descobri que é uma marca americana de massas pequenas em forma de anel com molho de tomate. Parece que são um sucesso nos EUA, onde se vendem cerca de 150 milhões de lata de Spaghetti-Os por ano. É a loucura, mas obviamente que a versão caseira desta massa anelli com molho de tomate é muito mais saudável do que a versão em lata.

    Por isso, decidi pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta massa anelli com molho de tomate caseira que descobri no blog Ambitious Kitchen.

    Para isso, tivemos de comprar para o molho: uma cebola doce (cortada em fatias), um pimento encarnado grande (cortado ao meio sem sementes), uma courgette média (cortada ao meio, ao comprido e fatiada), azeite, sal, pimenta preta moída, uma cabeça de alho, caldo de galinha ou de legumes. Depois, precisámos também de azeite, pasta de tomate, piripíri, paprika, orégãos secos, mistura de ervas italianas, natas ou leite de coco, caldo de galinha ou de legumes, sal, massa anelli, uma colher de sopa de açúcar para ficar parecida com os Spaghetti-Os (opcional) e queijo parmesão ralado para a massa propriamente dita. Para decorar, reserve manjericão fresco cortado em juliana, mais queijo parmesão ralado e piripíri.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200 ° C. Depois, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

    Primeiro asse os legumes

    Coloque a cebola, o pimento encarnado e a courgette no tabuleiro. A seguir, regue com 15 a 30 ml de azeite (1 a 2 colheres de sopa) e tempere generosamente com sal e pimenta; depois misture para combinar.

    Entretanto, descasque e retire as camadas exteriores do alho inteiro, mas deixe a pele dos dentes intacta. Com uma faca afiada, corte cerca de 0,5 cm da parte superior para expor os dentes de alho. Coloque o alho numa folha de papel de alumínio de tamanho médio, regue com 1 colher de sopa (15 ml) de azeite e embrulhe levemente no alumínio. A seguir, coloque o alho embrulhado no tabuleiro com os legumes.

    Leve os legumes e o alho ao forno durante 30 a 35 minutos, virando a meio do tempo, até ficarem dourados, macios e caramelizados.

    Prepare agora o molho

    Depois de assados, deixe os legumes arrefecerem no tabuleiro durante 5 minutos. A seguir, transfira-os para um liquidificador potente. Entretanto, retire o alho do papel de alumínio e pressione os dentes assados para fora da pele, atirando-os diretamente para o liquidificador juntamente com os legumes. Adicione 120 ml de caldo e misture em velocidade média-alta até ficar completamente cremoso. Reserve.

    Coza a massa

    Coloque uma frigideira grande em lume médio e adicione 15 a 30 ml de azeite (1 a 2 colheres de sopa). Quando o azeite estiver quente, junte a pasta de tomate, o piripíri, a paprika, a mistura de ervas italianas e os orégãos, e cozinhe durante cerca de 1 minuto até que o molho adquira uma cor encarnada escura/castanha e liberte um aroma tostado. Isto ajuda a eliminar o sabor ácido e carameliza os açúcares do tomate, intensificando o sabor. Em seguida, junte o caldo, as natas (ou o leite de coco), o molho de legumes assados e o sal, mexendo até combinar bem.

    Por fim, adicione a massa e deixe ferver em lume brando (sem tapar a frigideira), mexendo frequentemente até a massa estar macia e a maioria do líquido tiver sido absorvido (cerca de 12 a 16 minutos). Se a massa absorver demasiado líquido, acrescente mais um pouco de caldo. Deve ficar com um pouco de líquido para manter o molho cremoso.

    Adicione o queijo e sirva

    Finalmente, misture o queijo parmesão ralado, prove e ajuste o sal, se necessário. Se quiser um sabor mais doce, semelhante ao dos Spaghetti-Os, adicione uma colher de sopa de açúcar.

    Decore com manjericão fresco, um pouco mais de parmesão ralado por cima e piripíri, se desejar.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

     

    Se quiser ler mais receitas de massas com molho de tomate, espreite a galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *