Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa caprese com molho pesto no forno, a receita ideal para alimentar os amigos dos nossos filhos

17.01.20

Hoje tenho a casa cheia de adolescentes. Esfomeados. Sempre que os nossos filhos ficam em casa, o nosso frigorífico esvazia-se à velocidade do som. Eles adoram fazer sessões de cinema ou ver séries com os amigos e eu nunca digo que não. Prefiro ter a casa cheia de gente do que eles andarem sabe-se lá onde a fazerem imaginamos todos o quê. E, hoje, vem um batalhão de miúdos jantar cá a casa. Por isso, preciso de tomar medidas extremas: fazer massa, o único alimento capaz de saciar a fome de um bando de trituradores de comida. OK, pizza também é uma boa solução, mas prefiro fazer esta receita do blog Half Baked Harvest, porque apesar da massa, é mais saudável. E posso sempre usar massa integral.

Só preciso de tomate cherry, azeite extra virgem, alho picado, tomilho e orégãos picados, piripíri, sal e pimenta preta moída, massa fusili, molho pesto, espinafres baby frescos, mozzarella ou burrata, presunto fatiado e manjericão fresco para decorar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Caprese-Pesto-Pasta-Bake-4.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Espalhe spray de cozinha num pirex grande e fundo. Cubra o fundo do pirex com azeite. Junte agora o tomate cherry, o azeite, o alho, as ervas aromáticas, o piripíri e uma pitada de sal e pimenta. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos.

Entretanto, ferva uma panela com água e sal e coza a massa fusili seguindo as indicações da embalagem para ficar al dente. Escorra e volte a colocar a massa na panela. Acrescente logo o molho pesto, os espinafres e metade do queijo. Junte agora o tomate e todos os molhos que saíram do tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta preta moída. Transfira tudo de novo para o pirex que usou para assar o tomate.

Espalhe o resto do queijo e disponha as fatias de presunto por cima. Volte a levar ao forno durante 15 a 20 minutos ou até o queijo começar a derreter e o presunto ficar crocante. Retire do forno, decore com manjericão fresco e sirva!

 

Um ótimo fim de semana (se eu sobreviver esta noite),

Ela

 

receita e foto: half baked harvest