massa com abóbora e queijo pecorino, uma receita vegetariana cheia de sabor

    Cá em casa, cada vez que não há ingredientes, faz-se uma massa. Sim, porque massa nunca falta na Mansão Mistério. Temos um stock de esparguete, linguine, cotovelinhos, conchas, eu sei lá, porque cada vez que vamos ao supermercado com os nossos Filhos Mistério eles literalmente arrecadam quilos de massa, para e passo a citar “não passarmos fome quando a mãe decide fazer dieta”. Ok. É justo. O problema é que os adolescentes acordam e adormecem com fome. E quando dou por mim, e vou às cinco da tarde buscar um café à cozinha, estão aqueles seres ruminantes a devorar massa com pesto, ou massa com mozzarella, ou massa com tomate cherry, ou massa com tudo e mais alguma coisa.

    Enfim, por isso, sempre que lhes apresento uma nova receita de massa, como esta que descobri no site da Donna Hay, ganho pontos entre a cada vez mais opinativa prole mistério.

    Para fazer esta delícia, precisa de manteiga sem sal, chalotas cortadas em fatias fininhas, alho cortado em fatias fininhas, vinho branco, abóbora manteiga descascada e cortada em pedaços, caldo de galinha, linguine, natas, queijo pecorino ralado, e folhas de manjericão frescas e noz-moscada em pó para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creamy_butternut_linguine_with_nutmeg_and_pecorino

     

    Derreta a manteiga numa panela grande em lume brando.

    Junte as chalotas e o alho e deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos até amaciarem.

    Adicione o vinho e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos ou até começar a reduzir.

    Acrescente a abóbora e o caldo de galinha e deixe ferver com o lume no máximo.

    Deixe ao lume durante 14 a 16 minutos ou até a abóbora ficar macia.

    Enquanto a abóbora está ao lume, coza a massa em água com sal a ferver durante 6 a 8 minutos ou até ficar al dente. Escorra e reserve cerca de 125 ml da água da cozedura.

    Bata a abóbora até obter um creme macio. Junte as natas e a água da cozedura que reservou e volte a colocar ao lume. Acrescente a massa e misture bem.

    Sirva com queijo pecorino ralado, manjericão fresco e uma pitada de noz-moscada.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: donna hay

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *