Diz-se do dia em que se suspende o trabalho e as aulas, por
prescrição civil ou religiosa.“feriado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013
Como, cá em casa, o meu trabalho é cozinhar e as minhas “aulas” são a dieta, não me parece que haja dúvidas de que o dia feriado de amanhã, também conhecido como Dia da Liberdade, engloba também folga da dieta. Pelo menos, da dieta mais rigorosa porque esta espectacular receita do fantástico site Food52 nem é muito calórica.
O único senão é o linguine que é sinónimo de massa que, por sua vez, é sinónimo de hidrato de carbono que, por seu lado, é sinónimo de Absoluta e Inflexivelmente Proibido na Dieta da Minha Querida Mulher Mistério. Mas, como amanhã é feriado, tudo isto fica suspenso “por prescrição civil”.
É por isso que me vou deliciar com este espectacular linguine com amêijoas à Bulhão Pato. Além do linguine, vai precisar de amêijoas frescas, azeite, alho laminado, coentros (a receita original é com salsa, mas a minha veia de Bulhão Pato obriga-me a fazer esta adaptação), vinho branco, sumo de limão espremido no momento e sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Amêijoas à Bulhão Pato é dos pratos mais fáceis de fazer em casa. É incrível como um prato tão delicioso consegue ser tão simples. E esta massa é isso tudo. A única coisa que te de fazer para lá das amêijoas é cozer a massa e depois misturá-la com aquele divinal molho das amêijoas.
Mas vamos voltar ao início. Coza a massa al dente, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze, faça as amêijoas à Bulhão Pato. Salteie o alho com o azeite, numa panela, até aloirar (se gostar tanto de alho como eu, acrescente à receita original uns dois ou três dentes inteiros e esmagados ainda com casca).
Junte as amêijoas lavadas e os coentros picados e misture durante um ou dois minutos. Adicione o vinho branco e depois o sumo de limão, mexendo mais um pouco. Tape a panela e deixe cozinhar, em lume médio, até as amêijoas abrirem. Se algumas não abrirem, deite-as fora – podem estar estragadas.
Quando a massa estiver pronta, envolva-a no molho das amêijoas (sem a escorrer – fica sempre bem acrescentar umas colheres de sopa da água onde cozeu a massa), acerte os temperos com flor de sal e pimenta e sirva com mais uns coentros picados por cima. Fácil, não é?
Um óptimo feriado para si onde quer que a dieta esteja,
Ele
receita e foto: food52