Há poucas coisas melhores na culinária do que o interior de uma boa burrata. Por fora, parece uma bola de mozzarella de búfala, mas por dentro é recheada com um irresistível creme fresco que se espalha por todo o prato. Eu adoro burrata em qualquer altura do ano mas, no Verão, especialmente, tem a frescura que precisamos para um jantar depois da praia.
Esta fantástica massa, do fabuloso site The Kitchn, tem ainda a vantagem de ser facílima de fazer. E de misturar ainda um delicioso molho de milho e manteiga para envolver a massa.
Tudo o que vai precisar é de massa bucatini (é um spaghetti mais grosso, com um buraco no centro), manteiga, milho, burrata e cebolinho picado. Se gostar, também pode usar piripíri. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por cozer a massa em água e sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra a massa e guarde de parte cerca de meio litro da água onde a cozeu.
Coloque a manteiga na mesma panela onde cozeu a massa, em lume médio. Quando a manteiga estiver derretida e a levantar espuma, acrescente-lhe o milho e uma pitada de sal grosso (e o piripíri, se usar). Salteie uns segundos (ou até o milho ficar amarelo se estiver cru) e adicione 380 ml da água que guardou de parte. Deixe ferver durante 5 minutos para que o milho fique bem macio. Retire do lume e bata tudo com uma varinha mágica de forma a ficar com um molho suave.
Envolva agora bem a massa no molho. Ajuste o tempero de sal e coloque um pouco mais da água da cozedura se achar que o molho está muito espesso.
Sirva a massa com a burrata por cima, o cebolinho fresco picado e pimenta preta moída no momento. Também pode colocar mais milho inteiro para enfeitar.
Uma óptima massa para si onde quer que a burrata esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn