massa com camarões e cogumelos para o seu jantar de hoje

    Quinta-feira é praticamente fim de semana, digo eu, com o meu habitual otimismo. Não concorda? Já nos aguentamos até mais tarde, porque normalmente só temos pela frente mais um dia de trabalho. Por isso, gosto de pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer um jantar mais sofisticado à quinta-feira. No fundo, é uma espécie de estágio para o fim de semana. Já me estou a imaginar a deliciar-me com esta massa com camarões e cogumelos hoje à noite com um copo (ou dois, vá) de vinho branco a acompanhar.

    Assim, para fazermos esta receita do blog Cooking with Cocktail Rings, vamos ter de comprar: manteiga sem sal, meia chalota média picada, alho picado, farinha, concentrado de tomate, leite, tomate seco conservado em azeite, massa fettuccine, azeite virgem extra, camarão grande descascado, cogumelos cremini fatiados e salsa picada.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Faça o molho

    Antes de mais, aqueça uma panela em lume médio, adicione 3 colheres de sopa de manteiga e deixe derreter. A seguir, junte a chalota e o alho e refogue até que a chalota fique macia e translúcida, durante cerca de 4 minutos.

    Depois, acrescente a farinha e cozinhe, mexendo sempre, durante cerca de 30 segundos, até que a farinha fique dourada e pálida. Nessa altura, junte o concentrado de tomate seguido do leite, mexendo até ficar completamente misturado.

    Reduza o lume para médio-baixo e deixe ferver em lume brando, mexendo ocasionalmente, até que o molho engrosse, durante cerca de 10 minutos.

    Entretanto, adicione o tomate seco fatiado. Depois, retire do lume, tape a panela e reserve.

    Coza a massa

    Enquanto isso, ferva uma panela grande de água com sal. Adicione o fettuccine e coza, mexendo ocasionalmente, até que fique al dente, durante cerca de 10 minutos.

    Não se esqueça de reservar cerca de 240 ml da água de cozedura, depois escorra e volte a colocar a massa na panela.

    Frite os camarões e os cogumelos

    Entretanto, aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio. A seguir, adicione 2 colheres de sopa de manteiga e deixe derreter. Agora, junte os camarões e salteie de ambos os lados, durante cerca de 1 minuto e meio de cada lado, até ficarem cor de rosa.

    Nessa altura, retire os camarões da frigideira e reserve num prato.

    Volte a colocar a frigideira ao lume, adicione o restante azeite e aqueça-o juntamente com o resto da manteiga até esta derreter. Vá adicionando os cogumelos à frigideira e salteie, mexendo ocasionalmente, até que os cogumelos reduzam de tamanho. Continue a cozinhar, durante cerca de 5 a 6 minutos, até que todos os cogumelos tenham sido adicionados e estejam dourados.

    Finalize o prato

    Depois, acrescente o molho e a mistura de cogumelos à massa cozida e misture até esta ficar completamente revestida pelo molho. Adicione cerca de 60 ml da água de cozedura da massa, mexendo sempre. Se for preciso, junte mais água de cozedura. Misture também metade da salsa.

    Finalmente, divida a massa pelos pratos que vai servir e ponha por cima os camarões. Decore com o resto da salsa e sirva.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cooking with cocktail rings

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *