Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com espargos, limão e nozes: o jantar ideal para os dias de semana

24.11.20

Esta é daquelas receitas que dão sempre jeito a um dia de semana. Fácil e deliciosa, é ideal para aqueles dias em que os miúdos chegam a casa a dizer que estão a morrer de fome. Cá em casa, é dia sim, dia também. Estão sempre com fome, raios os partam. E quando acabam de jantar e perguntam:

- Podemos encomendar um açaí?

Fico doida.

- Têm aí um kiwi e uma maçã e estão com muita sorte.

São autênticos aspiradores de comida. Por isso, sou fã de receitas de massa como esta que descobri no site Food52. Apesar de ter ingredientes saudáveis, alimenta uma multidão.

Só precisa de ter em casa uma embalagem de esparguete ou de outra massa à sua escolha, espargos, nozes picadas, um dente de alho descascado, azeite extra virgem, raspas de um limão, sal e pimenta preta moída.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

93fc00f2-586f-4d54-8c48-8bc8b396f133--2014-0520_CP

 

Ferva uma panela grande com água. Tempere com sal e junte a massa. Coza o esparguete al dente seguindo as indicações da embalagem.

Reserve cerca de 250 ml de água da cozedura e escorra a massa.

Enquanto a água está a ferver, corte os pés dos espargos e deite fora. Depois corte o resto dos espargos às rodelas, deixando as pontas intactas.

Aqueça o azeite e o alho numa frigideira grande em lume médio, durante cerca de 5 minutos. Junte os espargos, o sal e a pimenta e 1/3 da água que reservou. Tape a frigideira e deixe cozinhar os espargos durante 4 a 8 minutos até ficarem macios. Apague o lume e deite fora o alho.

Quando a massa estiver pronta, misture no liquidificador 1/3 dos espargos cozinhados (evite usar as pontas) com ¼ da água de cozedura que reservou. Triture bem até obter um creme macio.  

Coloque o creme de espargos na frigideira, juntamente com o resto dos espargos. Junte a massa cozida, as raspas de limão e o resto da água da cozedura para libertar o molho. Aqueça em lume brando durante um ou dois minutos para deixar a massa absorver o molho.

Sirva logo, decorado com as nozes picadas.

 

Um ótimo jantar,

Ela

 

receita e foto: food52