massa com limão e ricotta, uma receita rápida para durante a semana

    É daquelas receitas que nunca falha. Além de ser uma maravilha, esta massa com limão e ricotta é muito fácil de fazer e precisa de poucos ingredientes. OK, não é assim muito light, mas a verdade é que estou a precisar de alguns hidratos para conseguir chegar até ao fim de semana. Tem sido uma semana loooooonga, com muito trabalho e muita coisa para resolver, por isso, não é a melhor altura para recomeçar a minha eterna dieta.

    Assim, vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita de massa com limão e ricotta que descobri no blog The Original Dish hoje ao jantar. E, pelo sim pelo não, vou já comprar os ingredientes para Ele não começar a refilar: sal, fettuccine, manteiga, raspas de limão, queijo parmesão ralado, sumo de limão, ricotta e pimenta preta moída.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, ferva uma panela grande com água e sal. A seguir, coza o fettuccine, retirando a massa da panela um minuto antes do tempo indicado nas instruções da embalagem.

    Quando faltarem cerca de 3 minutos para a massa ficar pronta, aqueça uma frigideira grande em lume médio e adicione a manteiga. Quando esta derreter completamente e começar a ficar castanha, junte as raspas de limão e deixe cozinhar durante alguns segundos.

    Entretanto, retire cerca de 240 ml da água da cozedura da panela e adicione-a à frigideira. Além disso, reserve mais cerca de 120 ml da água da cozedura.

    Depois, escorra a massa e adicione-a ao molho. Misture bem.

    A seguir, acrescente o queijo parmesão de forma gradual enquanto vai mexendo durante cerca de 1 minuto até o queijo derreter na massa. Se o molho ficar demasiado espesso, acrescente a água da cozedura que reservou até ficar com uma consistência mais macia. Depois, junte o sumo de limão e tempere com sal.

    Finalmente, coloque a ricotta numa taça e tempere-a com uma pitada de sal. Misture bem até o queijo ficar cremoso.

    A seguir, espalhe a ricotta na travessa que vai servir e disponha a massa por cima.

    Decore com mais raspas de limão, parmesão ralado e pimenta preta moída.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: the original dish

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *