massa com molho de pimentos e burrata: perdoai-me, senhor, porque vou pecar!

    Como diria o grande Jorge Perestrelo:

    – O que é que é isto, ó meu?

    Esta é daquelas receitas que só de olhar, já fico com fome, depois começo a imaginar o cheirinho a sair da frigideira, e não descanso até pedir ao meu querido Marido Mistério para me fazer esta maravilha. E a dieta? Deve estar a pensar. Qual dieta? Respondem todos os meus sentidos, já em estado de alerta máximo. É de longe o meu pecado mais recorrente: o da gula. A verdade é que há bem piores.

    Ainda por cima o mundo está a conspirar contra a minha dieta porque temos no frigorífico uma deliciosa burrata, doida para sair da caixa.

    Para fazer esta tentação do blog The Original Dish precisa de ter em casa azeite, chalotas cortadas em fatias muito fininhas, pimentos vermelhos sem pé também cortados em fatias muito fininhas, tomilho, orégãos e alecrim frescos, sal, pimenta preta moída, alho picado, vinagre balsâmico, caldo de legumes, linguine, natas, queijo parmesão ralado, salsa picada e, claro, uma burrata.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creamy-Red-Pepper-Pasta-6-1365x2048.jpg

     

    Comece por ferver uma panela com água e sal.

    Entretanto aqueça uma frigideira grande em lume médio. Junte um fio de azeite. Quando começar a ferver, adicione as chalotas. Deixe saltear durante alguns minutos até começarem a ficar douradas. Junte os pimentos, o tomilho, os orégãos e o alecrim. Tempere com sal e pimenta.

    Cozinhe os pimentos, durante cerca de 15 a 18 minutos, até ficarem macios e caramelizados, mexendo várias vezes. Acrescente o alho e o vinagre balsâmico. Deixe cozinhar durante mais um minuto ou dois. A seguir, adicione o caldo de legumes. Deixe ferver e depois reduza para lume médio baixo, durante mais 5 minutos.

    Enquanto isso, coza o linguine. Mexa bem e cozinhe durante menos 1 minuto do que sugerem as instruções da embalagem.

    Retire os raminhos das ervas aromáticas do molho e junte as natas.

    Transfira o molho para o liquidificador e misture durante pelo menos 90 segundos até obter um creme macio.

    Escorra a massa e coloque-a novamente na panela. Adicione o molho e o queijo parmesão ralado. Reduza para lume brando e misture durante cerca de um minuto até revestir bem a massa com o molho e o parmesão derreter completamente. Junte a salsa.

    Transfira a massa para os pratos que vai servir e coloque a burrata cortada em fatias por cima. Tempere com pimenta preta moída, decore com um fio de azeite, mais parmesão ralado e as suas ervas aromáticas preferidas.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: the original dish

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *