Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com molho de tomate e grão, uma receita vegetariana recheada de proteína

15.07.21

Em tempos de férias temos invariavelmente a casa cheia. Os nossos Filhos Mistério enchem a casa de amigos e as bocas para alimentar duplicam. Esta receita do blog Olive & Mango é perfeita para dias assim. Estes adolescentes (sobretudo os rapazes) têm uma fome comparável à de um hipopótamo em jejum (ok, comparável à minha pessoa, admito) e eu tenho de arranjar soluções práticas e saudáveis com esta deliciosa massa tipicamente italiana com tomate e grão, recheada de proteína.

Para fazer esta maravilha precisa de ter em casa grão, folhas de louro, dois dentes de alho descascados e picados, alecrim picado, piripíri, azeite virgem extra, uma cebola amarela picada, uma lata de tomate pelado, uma colher de sopa de polpa de tomate, sal e pimenta preta, massa à sua escolha (tipo fusili, de preferência sem glúten), caldo de legumes e salsa.

Para o molho de alecrim, precisa de mais azeite, um dente de alho picado, alecrim picado, uma pitada de sal e piripíri.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

2019_02_19_quick_and_delicious_pasta_and_chickpeas

 

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira em lume médio.

Quando o azeite estiver quente, adicione a cebola e deixe cozinhar, mexendo várias vezes, até amaciar. Junte o alho, o piripíri e o alecrim e deixe cozinhar durante um minuto. Acrescente agora o polpa e os tomates pelados juntamente com as folhas de louro. Tempere com sal e deixe apurar, mexendo de vez em quando, até os tomates engrossarem ligeiramente, durante alguns minutos.

Adicione agora o grão, a massa e o caldo. Deixe ferver e reduza para lume brando, mexendo muitas vezes para evitar que a massa cole ao fundo da frigideira, até esta ficar al dente e o molho tiver engrossado, durante aproximadamente 9 a 12 minutos.

Tempere com sal e pimenta preta.

Retire do lume e sirva logo decorada com a salsa picada e o molho de alecrim.

Para fazer este molho, aqueça 2 a 3 colheres de sopa de azeite numa panela pequena em lume médio baixo juntamente com o alho, o alecrim, uma pitada de sal e piripíri até começar a ferver.

Retire do lume quando o alho começar a ganhar alguma cor.

Espalhe por cima da massa e sirva.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: olive & mango