Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com molho de tomate e manjericão, uma receita vegan, sem glúten e facílima de fazer

02.12.20

O nosso filho mistério com vocação para chef tem uma capacidade de improvisar receitas como nunca vi. Dá-me uns nervos… Eu posso estar horas a olhar para o frigorífico ou para a despensa que não me sai uma única ideia. Aquela criatura que faz o favor de ser meu filho está enfiado no quarto a estudar, chega à hora de almoço, sai dos seus aposentos com um ar enorme e pergunta-me se quero comer alguma coisa, numa claríssima inversão de papéis. Podia sentir uma certa humilhação, mas não, só sinto gratidão mesmo, por este ter saído ao paizinho.

Digo logo que sim e ofereço-me para ajudar a descascar e a cortar ingredientes. Ele diz-me que não precisa de nada e em 10 minutos apresenta-me sempre umas massas cremosas e absolutamente divinais que me fazem ficar de queixo caído. Durante os nossos confinamentos, já fez inúmeras massas de vários queijos, com ovos, com atum, com tomate, sempre com parmesão ralado por cima, lá isso ele não dispensa. A verdade é que do nada cria invariavelmente uma massa deliciosa.

Mas hoje chegou o meu dia. Quando ele sair do casulo que é o quarto dele, vou apresentar-lhe esta incrível e colorida receita do blog Tuulia. Desta vez, vai ficar ele de queixo caído.

Só preciso de ter em casa cajus (previamente ensopados), molho de tomate, folhas de manjericão, sal e pimenta para o molho. Depois preciso de esparguete sem glúten, tomate cherry, espinafres baby e azeite.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 3 pessoas, espreite aqui a receita original.

creamy-vegan-tomato-pasta-2.jpg

 

Se conseguir, deixe os cajus de molho numa taça cheia de água durante pelo menos 4 horas. Lave e escorra.

Comece por fazer o molho: junte os cajus, o molho de tomate, o manjericão, uma pitada de sal e pimenta preta moída no liquidificador e misture bem até obter um creme macio. Junte um pouco de água se precisar, de forma a que o molho fique o mais cremoso possível. Prove e ajuste os temperos.

Entretanto, ferva a massa al dente. Enquanto isso, corte o tomate cherry ao meio e lave os espinafres baby.

Aqueça uma frigideira grande e espalhe duas colheres de sopa de azeite bem cheias. Salteie o tomate cherry, em lume médio, durante alguns minutos ou até ficarem macios. Junte os espinafres e salteie durante mais 1 a 2 minutos.

Desligue o lume e adicione a massa juntamente com o molho de tomate que preparou. Misture bem todos os ingredientes e sirva a massa bem quente.

 

Boa sorte para mim, onde quer que o meu filho chef esteja,

Ela

 

receita e foto: tuulia