Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com molho pesto e abacate, uma receita vegan e sem glúten que até ajuda a emagrecer

14.06.19

Não comece já a revirar os olhos. Esta massa do blog Dolly and Oatmeal não tem glúten, por isso, é muito mais saudável. Então se a cozinhar al dente, é mais saciante porque liberta muito mais lentamente o açúcar no organismo (as coisas que eu aprendo com o meu querido Marido Mistério, ou melhor, as coisas que ele me diz só para me convencer a desgraçar a minha dieta). Segundo este douto post escrito por Ele, um índice glicémico baixo ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis durante várias horas, o que lhe dá uma sensação de saciedade que ajuda a emagrecer. Moral da história: se cozer esta massa al dente, não só não engorda como corre o sério risco de…perder peso. Quem sou eu para duvidar de estudos científicos?

Para fazer este molho pesto, vai precisar de um abacate maduro, folhas de manjericão frescas, couve (se não gostar, pode substituir por espinafres, rúcula ou por mais manjericão), pinhões tostados, sumo de limão, alho, azeite extra-virgem, sal e pimenta. Para a massa, vai precisar do molho pesto que preparou, uma embalagem de fettuccine ou linguine sem glúten, rúcula e pinhões tostados.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

AVOCADO-KALE+PESTO+PASTA+(VEGAN)+_+dolly+and+oatmeal (1).jpg

 

Comece por fazer o pesto: junte no liquidificador o abacate, o manjericão, a couve, os pinhões, o sumo de limão e dois dentes de alho. Tape e misture. Destape e acrescente um fio de azeite enquanto o liquidificador ainda estiver ligado. Pare, raspe as paredes do liquidificador, tempere com sal e pimenta e volte a misturar até obter um creme macio. Prove, ajuste novamente os temperos e acrescente um pouco mais de sumo de limão, se achar necessário.

Entretanto, coza a massa al dente, seguindo as indicações da embalagem. Escorra a água mas reserve cerca de 60 ml da água onde cozeu a massa. Passe a massa por água fria e deixe-a a escorrer. Enquanto isso, misture a água que guardou com cerca de 120 g do molho pesto numa taça grande e junte a massa. Misture bem até esta ficar totalmente revestida pelo molho pesto.

Prove, ajuste os temperos e decore com a rúcula, os pinhões tostados e sirva quente.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: dolly and oatmeal